Governador lança programa para regularizar 50 mil imóveis em Teresina nos próximos 12 meses

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Até o final de 2026, a meta é regularizar 100 mil imóveis urbanos e outros 100 mil rurais.

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta sexta-feira (20), o Programa de Regularização Fundiária Urbana (PROUrbe), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead). O objetivo é regularizar, nos próximos 12 meses, cerca de 50 mil imóveis que foram estabelecidos em terrenos pertencentes ao Estado.

O programa faz parte da Política Estadual de Regularização Fundiária Urbana, instituída através da Lei Nº 8.153/23, com o objetivo identificar as ocupações individuais ou coletivas informais, consolidadas em imóveis públicos estaduais, e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos respectivos ocupantes.

O governador destacou a grande meta inicial do PROUrbe: regularizar 50 mil imóveis, somente em Teresina, nos próximos 12 meses, que estão em conjuntos habitacionais, vilas e ocupações alocados em terrenos estaduais.

“Queremos garantir dignidade e segurança a essas famílias. Além disso, entendemos que é uma medida que fomenta a economia, haja vista que um imóvel regularizado é passível de financiamentos. Então, é um grande impacto econômico que irá retornar em mais investimentos e em melhor qualidade de vida à população”, disse Rafael Fonteles.

prourbe9.jpg

O chefe do Executivo piauiense anunciou, ainda, que todo o processo de regularização será gratuito para beneficiários do Bolsa Família. Além disso, o programa garante a anistia de juros e multas para aqueles que têm parcelas em atraso e ainda não quitaram seus imóveis.

Na oportunidade, Rafael Fonteles afirmou que, até o final de sua gestão, irá regularizar 200 mil imóveis no Piauí. “Até o final de 2026, iremos regularizar 100 mil imóveis urbanos e outros 100 mil rurais. É uma meta que reforça o nosso compromisso e prioridade em garantir títulos de propriedade aos piauienses”, explicou o governador.

prourbe6.jpg

Segundo o secretário de Administração, Samuel Nascimento, o PROUrbe nasce da necessidade por um procedimento menos burocrático e mais eficiente para resolver o problema da regularização fundiária de conjuntos habitacionais e das ocupações informais consolidadas em seus imóveis urbanos. “Iremos mapear áreas, em todo o Piauí, em que se estabeleceram ocupações de moradias, para que elas sejam regularizadas. Além de regularizar essa situação, vamos atualizar o nosso inventário. Em resumo, o nosso objetivo é garantir moradia digna a essas pessoas”, destacou o secretário.

prourbe8.jpg

Para o sucesso do programa, o Governo do Estado conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Piauí. O TJ-PI já havia relançado, em agosto deste ano, o Programa Regularizar, realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH). “É uma ação que nos enche de orgulho, pois vem de uma união de forças que traz grandes benefícios à população rural e urbana do Piauí”, disse o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa.

Durante a solenidade, aconteceu a entrega simbólica de 4 mil títulos de propriedades de imóveis a moradores do residencial Jacinta Andrade, na zona norte de Teresina. O residencial, que é oriundo de ocupação irregular em terrenos do Estado, teve a sua situação e a dos moradores regularizada.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 60% das rodovias federais no Piauí apresentam problemas, aponta estudo

Más condições de pavimentos encontradas no Piauí geram um aumento de 21% no custo operacional do transporte. Uma pesquisa realizada...

Adolescentes passam mal após tomarem medicamento tarja preta em escola de Teresina

Secretaria Municipal de Educação informou que uma equipe técnica está na escola e apura o caso. Adolescentes têm 13,...

Ministro Nunes Marques suspende retirada de invasores de terra indígena no Pará

Ministro do STF atende a pedido de associações de agricultores; entidades indígenas pedem revisão da decisão. O ministro Nunes Marques,...

Polícia Civil deflagra “Operação Cerco Fechado” e realiza prisões em todo o Piauí

A operação tem por objetivo a redução de índices de criminalidade. A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (30)...
spot_img

Receita Federal libera 2º lote de restituição do Imposto de Renda que será pago hoje (30); veja se você tem direito

Valores serão distribuídos a 5.138.476 contribuintes, totalizando R$ 7,5 bilhões Segundo o Fisco, os valores serão pagos a 5.138.476 pessoas,...

Prefeitura de Jerumenha intensifica combate à violência contra a mulher com distribuição de panfletos informativos

Além disso, a campanha visou criar um ambiente propício para o diálogo, encorajando as vítimas a buscar auxílio e...
spot_img

Posts Recomendados