Governador lança programa para regularizar 50 mil imóveis em Teresina nos próximos 12 meses

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Até o final de 2026, a meta é regularizar 100 mil imóveis urbanos e outros 100 mil rurais.

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta sexta-feira (20), o Programa de Regularização Fundiária Urbana (PROUrbe), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead). O objetivo é regularizar, nos próximos 12 meses, cerca de 50 mil imóveis que foram estabelecidos em terrenos pertencentes ao Estado.

O programa faz parte da Política Estadual de Regularização Fundiária Urbana, instituída através da Lei Nº 8.153/23, com o objetivo identificar as ocupações individuais ou coletivas informais, consolidadas em imóveis públicos estaduais, e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos respectivos ocupantes.

O governador destacou a grande meta inicial do PROUrbe: regularizar 50 mil imóveis, somente em Teresina, nos próximos 12 meses, que estão em conjuntos habitacionais, vilas e ocupações alocados em terrenos estaduais.

“Queremos garantir dignidade e segurança a essas famílias. Além disso, entendemos que é uma medida que fomenta a economia, haja vista que um imóvel regularizado é passível de financiamentos. Então, é um grande impacto econômico que irá retornar em mais investimentos e em melhor qualidade de vida à população”, disse Rafael Fonteles.

prourbe9.jpg

O chefe do Executivo piauiense anunciou, ainda, que todo o processo de regularização será gratuito para beneficiários do Bolsa Família. Além disso, o programa garante a anistia de juros e multas para aqueles que têm parcelas em atraso e ainda não quitaram seus imóveis.

Na oportunidade, Rafael Fonteles afirmou que, até o final de sua gestão, irá regularizar 200 mil imóveis no Piauí. “Até o final de 2026, iremos regularizar 100 mil imóveis urbanos e outros 100 mil rurais. É uma meta que reforça o nosso compromisso e prioridade em garantir títulos de propriedade aos piauienses”, explicou o governador.

prourbe6.jpg

Segundo o secretário de Administração, Samuel Nascimento, o PROUrbe nasce da necessidade por um procedimento menos burocrático e mais eficiente para resolver o problema da regularização fundiária de conjuntos habitacionais e das ocupações informais consolidadas em seus imóveis urbanos. “Iremos mapear áreas, em todo o Piauí, em que se estabeleceram ocupações de moradias, para que elas sejam regularizadas. Além de regularizar essa situação, vamos atualizar o nosso inventário. Em resumo, o nosso objetivo é garantir moradia digna a essas pessoas”, destacou o secretário.

prourbe8.jpg

Para o sucesso do programa, o Governo do Estado conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Piauí. O TJ-PI já havia relançado, em agosto deste ano, o Programa Regularizar, realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH). “É uma ação que nos enche de orgulho, pois vem de uma união de forças que traz grandes benefícios à população rural e urbana do Piauí”, disse o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa.

Durante a solenidade, aconteceu a entrega simbólica de 4 mil títulos de propriedades de imóveis a moradores do residencial Jacinta Andrade, na zona norte de Teresina. O residencial, que é oriundo de ocupação irregular em terrenos do Estado, teve a sua situação e a dos moradores regularizada.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...

Médico com câncer incurável no cérebro cria o próprio tratamento e está livre da doença

O médico Richard Scolyer descobriu no ano passado que tinha glioblastoma, um tipo de câncer incurável no cérebro. Aí...

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul e pede foco em outros itens

Peças de vestuário já correspondem a 70% dos donativos arrecadados nas agências dos Correios, em todo o Brasil. Os Correios...

STF elege Mendonça para a vaga de Moraes no TSE e novo ministro diz que será ‘imparcial’

André Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do TSE. O ministro do...
spot_img

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...

Secretaria da Saúde alerta municípios piauienses sobre edital de reposição do Mais Médicos

Nesta etapa, é necessário que os gestores municipais renovem a adesão ao programa através do sistema presente na plataforma...
spot_img

Posts Recomendados