Com as mudanças, a unidade ampliou sua capacidade de atendimento e passa a ter 103 leitos de atendimento, dos quais 30 de terapia intensiva e 73 leitos clínicos.
A governadora inaugurou, nesta segunda-feira (26), a reforma e modernização do prédio principal e anexo administrativo do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP). Com as mudanças, a unidade ampliou sua capacidade de atendimento e passa a ter 103 leitos de atendimento, dos quais 30 de terapia intensiva e 73 leitos clínicos.
A chefe do Executivo estadual ressaltou que o Piauí está preparado para uma nova emergência em saúde, caso surja, com um espaço moderno e completo para atendimento. “Com toda essa estrutura do Natan Portela, em uma nova emergência estaremos muito mais preparados. Essa modernização e ampliação foi esforço de muita gente para que não sejamos pegos de surpresa novamente. Temos um espaço preparado e equipado para isso. O atendimento continuará sendo de muita qualidade, agora com mais estrutura”, afirmou Regina Sousa..
A reforma inclui três andares do anexo administrativo; cinco blocos assistenciais, abrangendo 54 leitos clínicos; a UTI Joaquim dos Velhos, que passa de sete para dez leitos; o antigo espaço ambulatorial para criação do Centro de Terapia Intensiva Gonçalo de Sousa Filho, contando com 20 leitos; implantação da sala cirúrgica dentro da estrutura do CTI; implantação da Central de Material Esterilizado; e implantação de nova subestação elétrica para contemplar toda a demanda energética do hospital.
Além disso, toda a estrutura de terapia intensiva foi projetada visando uma estrutura humanizada, contemplando salas de conferências familiares. A farmácia central do Instituto também foi ampliada, com a criação de farmácias satélites em suas unidades de terapia intensiva. Foi implantado ainda um novo bloco de apartamentos com cinco leitos privativos de isolamento, que contam com toda a estrutura para serem transformados em leitos de UTI, caso haja demanda emergencial.
A reforma, modernização e ampliação do Instituto Natan Portela foram executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Presenciamos a entrega de 20 novos leitos de UTI individualizados, os mais modernos do Piauí, nem a estrutura privada possui esse quantitativo de leitos com essa característica. Com isso, aumentamos a capacidade de atendimento, são leitos que ficam à disposição da população, sempre mantendo a qualidade do serviço. Tivemos também uma ampla reforma na parte administrativa, que vai permitir o melhor trabalho dos funcionários. Foram R$ 10 milhões do Tesouro Estadual investidos e esperamos que o hospital continue prestando um bom serviço ao Piauí”, frisou Neris Júnior, secretário da Sesapi.
De acordo com o diretor do IDTNP, José Noronha, o plano de reestruturação física do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella foi realizado em etapas para que houvesse o mínimo de transtorno para os pacientes.
“Hoje é um dia de muita felicidade, porque estamos concluindo um ciclo de reformas e modernização que começou no início da pandemia. Então, foi o maior ciclo de reformas que já aconteceu no Natan Portela nesses 50 anos de história. Reformamos 90% dos setores assistenciais diretos aos pacientes, sem parar o atendimento durante a pandemia. É uma estrutura que não vemos em outros hospitais do Estado”, destacou.