Segundo dados divulgados pelo governo, são cerca de 11 mil pessoas recuperadas.
O governo do estado divulgou no início da noite desta quinta-feira (18) que o Piauí é destaque nacional e ocupa o primeiro lugar em número de pessoas recuperadas com covid-19.
O Ministério da Saúde fez a estatística. O número de pessoas curadas do coronavírus superou o número de casos ativos no Brasil, segundo Ministério. O Brasil registrou 463.474 pessoas curadas, enquanto outros 445.393 pacientes seguem em acompanhamento médico.
“No enfrentamento à pandemia, o Piauí também apresenta um dos mais elevados índices de exames e testagem do país, ocupando o 6º lugar, com cerca de 30 mil exames por milhão de habitantes, enquanto que no Brasil são cerca de 8 mil para cada um milhão de pessoas”, relata o governo.
De acordo com o governo, descoberto precocemente, o tratamento segue protocolos médicos e variados medicamentos conforme o caso, com o consentimento do paciente.
“Às vezes, em casa ou em leitos clínicos, evita-se o agravamento. Ao todo, são mais de 12 ml pacientes que entraram na rede de saúde, foram examinados ou testados e receberam cuidados”.
A cada semana, mais de mil pacientes chegam para leitos clínicos ou, em casos graves, para sala de estabilização ou UTI e depois curados, informou o governo.
“Até agora, foram registrados 421 óbitos, o que é um fato lamentável e fico triste por cada um que perdemos. Mas é um dos mais baixos índices de letalidade, com 3,4 no Nordeste e 4,8 no Brasil. No Piauí, são 12 pessoas para cada 100 mil habitantes e no Brasil são 21,5 por 100 mil habitantes. No Nordeste, são 25,5 por 100 mil”, disse o governador.
Wellington Dias ressaltou que o Piauí desenvolveu programas específicos como Busca Ativa, no qual as pessoas infectadas com o vírus são encontradas e assistidas em casa através do Monitora Covid-19, com atendimento por telemedicina.
“As pessoas que estão com coronavírus são submetidas a exames clínicos e quando necessários o PCR e o teste rápido. Desta forma, 11 mil pessoas que tiveram o coronavírus foram atendidas e consideradas recuperadas”, ressalta o governador, informando que o Piauí já realizou 30 mil exames para cada um milhão de pessoas.
“O Piauí é o estado com baixa letalidade e tem índice elevado número de pessoas recuperadas do coronavírus”, garantiu o governador.
Flash Yala Sena
[email protected]