Governo confirma que conversa entre Lula e Trump será realizada por telefone ou videoconferência

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais cedo, em discurso na Assembleia da ONU, Trump disse que sentiu ‘ótima química’ com Lula e que ambos devem ter reunião na semana que vem. Mesmo após tarifaço, os dois presidentes nunca tiveram encontro oficial.

Uma eventual conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve ocorrer de forma remota. A avaliação dentro do governo brasileiro é que o encontro tende a ser realizado por telefone ou videoconferência.

Presidentes discursaram na Assembleia Geral da ONU (ANGELA WEISS / AFP)

Um dos temas na pauta deve ser o tarifaço de 50% imposto por Trump a produtos brasileiros. Além disso, o governo dos EUA também sancionou autoridades do Executivo e do Judiciário brasileiro.

No início das sanções, Trump disse que era contra o processo que culminou com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro — seu aliado — a 27 anos de prisão por golpe de Estado.

Nesta terça-feira (23), durante seu discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Trump afirmou que se encontrou rapidamente com Lula antes de subir à tribuna e que ambos concordaram em se reunir na próxima semana. A informação foi confirmada posteriormente pelo governo brasileiro.

O breve encontro ocorreu logo após o discurso de Lula e antes de Trump iniciar o dele. O presidente americano disse ter tido “uma química excelente” com o brasileiro:

“Ele parece um cara muito legal, ele gosta de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócio com gente de quem eu gosto. Quando não gosto deles, eu não faço. Por 39 segundos, nós tivemos uma ótima química e isso é um bom sinal”, declarou Trump.
Em entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews, a porta-voz do governo americano, Amanda Robertson, disse que o encontro entre os presidentes não havia sido planejado.

Ela sinalizou ainda que as tarifas impostas ao Brasil devem entrar na pauta e afirmou que “agora é o momento de reavaliar a relação comercial entre os países”.

Robertson explicou que caberá aos diplomatas dos dois países organizar o encontro formal:

“Normalmente, quando os presidentes concordam em conversar, cabe aos diplomatas organizar todos os detalhes: quando, a que horas, com quem. É assim que funcionam as reuniões de alto nível.”

No Brasil, a diplomacia ainda vê com cautela essa conversa. No Itamaraty, a orientação é preparar o terreno de forma minuciosa antes da reunião. Diplomatas querem evitar que se repitam episódios constrangedores como os vividos pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, e pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Eles foram humilhados por Trump quando se reuniram com ele no salão oval da Casa Branca.

Essa deve ser a primeira conversa direta entre Lula e Trump desde o início da crise do tarifaço. Desde que assumiram, os dois nunca haviam se encontrado.

A viagem de Lula a Nova York marca sua primeira ida aos Estados Unidos desde a decisão do governo americano de sobretaxar em 50% os produtos brasileiros.

Em seu discurso na ONU, Lula enviou recados diretos a Trump ao afirmar que a democracia e a soberania do Brasil são “inegociáveis”. O presidente brasileiro também classificou como “inaceitável” qualquer agressão ao Judiciário e rejeitou a possibilidade de anistia a quem ataca a democracia.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia apreende mais 300 kg de cocaína em tambores enterrados e prende proprietário do imóvel no Piauí

Em dois dias consecutivos, as forças de segurança apreenderam aproximadamente uma tonelada de drogas. Mais 300 quilos de cocaína foram...

Guadalupe inicia ciclo de formaturas do ABC 2025 com alunos das escolas Alexandrino Mousinho e Raimundo Nonato de Santana

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite...

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...
spot_img

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...
spot_img

Posts Recomendados