Governo do Piauí promove projeto que incentiva empreendedorismo feminino

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O projeto visa a capacitação financeira, além de promover cursos e palestras sobre montagem e ampliação de negócios.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, está promovendo o projeto “Elas Empreendem”, cujo objetivo é qualificar as mulheres em situação de vulnerabilidade para montar seus empreendimentos. O projeto conta ainda com a participação da Agência de Fomento do Estado que possibilita uma linha de crédito para as mulheres que participam da qualificação.

Secretária da Mulher, Zenaide Lustosa (Foto: UFPI/Divulgação)

Segundo a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, o projeto possui parceria com o SEBRAE que oferece cursos e palestras de qualificação para montar e aprimorar os negócios, além de aulas de vendas nas redes sociais.

“A Secretaria das Mulheres tem um contrato com o SEBRAE onde tratamos sobre montagem de pequeno negócio e colocá-lo nas redes sociais. O projeto é muito importante, pois as mulheres têm a oportunidade de ter algumas informações que muitas vezes não chegam até elas nos municípios, como colocar o negócio nas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp onde as pessoas mais usam e como comercializar e precificar os produtos”, conta.

Lorena Gomes participou da capacitação do Elas Empreendem no município de União. A jovem artesã conta que através do projeto pode perceber novas oportunidades e aprimorar suas habilidades no seu empreendimento. “O projeto foi essencial tanto na questão pessoal como profissional para meu crescimento e ampliou a minha visão tanto pela questão do empreendedorismo como para meus projetos pessoais e por mostrar que há novas saídas e novas oportunidades se traçarmos metas e objetivos, se organizando e aperfeiçoando cada vez mais com estudo, prática e acreditando no nosso potencial. Só tenho a agradecer pelo projeto e espero que tragam mais ações para nosso município, porque é uma oportunidade de crescimento muito rico”, agradece.

O projeto Elas Empreendem será realizado em 24 municípios incluindo Teresina e, de forma virtual, abrangendo outras cidades. Ao todo, o projeto já atingiu mais de 100 mulheres e a previsão é de que nesse mês de março esteja presente no território da Serra da Capivara, São Raimundo Nonato e São João, além de trabalhar de forma virtual em Dom Inocêncio.

A secretária Zenaide conta ainda que além das palestras, o projeto inclui ainda uma linha de crédito que auxilia as empreendedoras a investirem em seus negócios. “O projeto vai além dessas palestras, ele possui também um acesso ao crédito, e nesse sentido temos o Fomento Mulher, que é uma linha de crédito para as mulheres através da Agência de Fomento, que é um parceiro nosso que vai possibilitar que essas mulheres tenham acesso ao crédito. Então, essa primeira etapa do projeto seriam as capacitações e o segundo momento acesso ao crédito, além de planejarmos o acompanhamento dessas mulheres para organizá-las em cooperativas e associações”, detalha a gestora.

Os 4 municípios que já foram realizados as oficinas foram os municípios de Teresina, União, Altos e José de Freitas. Nesta sexta (24), os municípios finalizaram os cursos com a entrega de certificados de qualificação das mulheres participantes. Para realizar a inscrição é preciso preencher um formulário no link a ser divulgado pela Secretaria das Mulheres nos municípios que serão beneficiados pelo projeto.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados