Iniciativa favorece a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas inscritas no Cadastro Único
ORio Grande do Norte aderiu, nesta quinta-feira (29.08), ao Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa favorece a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas inscritas no Cadastro Único.
Presente na solenidade, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, enfatizou que o programa é mais uma forma de estender a mão para tirar os brasileiros da situação de vulnerabilidade social, incentivando o empreendedorismo e aumentando a circulação de renda.
“Os instrumentos que a gente tem trabalhado, não é só para tirar da fome, mas para dar, também, a oportunidade de qualificação para as pessoas”, explicou. “O Programa Acredita no Primeiro Passo garante que as pessoas consigam crédito sem avalista, graças ao Fundo Garantidor de Operações (FGO), e possam empreender”, acrescentou.
Para a governadora do estado, Fátima Bezerra, o programa ajudará a gerar mais renda no Rio Grande do Norte. “O Rio Grande do Norte vem avançando na redução da pobreza e na insegurança alimentar e ações como essas contribuem para que possamos avançar cada vez mais”, disse.
Já o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, falou sobre a importância de levar crédito mais barato para aqueles que desejam empreender. “Temos uma parceria forte com o Ministério do Desenvolvimento e estamos fazendo muitas ações sociais para chegar ao público mais vulnerável, pessoas do Bolsa Família já estão começando a realizar os seus sonhos e fazer os seus negócios”, afirmou.
Roberta Ludmilla Oliveira de Lima é uma das moradoras de Natal que se beneficiou do Programa Acredita no Primeiro Passo. Agora, comemora a conquista de investir ainda mais no seu salão de esmalteria e design de sobrancelhas.
Ela montou o salão em sua casa, no bairro Bom Pastor, e planeja aperfeiçoar seu negócio. “Usei o capital para investir nos equipamentos para fazer as unhas em gel. Como são os materiais mais caros, eu precisava de ter um capital de giro e o Programa Acredita vai me ajudar a terminar de realizar meu sonho”, conta.
Para Roberta, as taxas de juros colaboraram muito na conquista desse objetivo. “As taxas são totalmente acessíveis porque são taxas baixíssimas e o prazo é ótimo”, enfatiza.
Agenda em Natal
Durante a visita ao Rio Grande do Norte para o lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo, o ministro Wellington Dias também participou da inauguração do contêiner do Banco do Nordeste que servirá de apoio para a população que deseja aderir à iniciativa. A base está localizada no bairro Nossa Senhora de Nazaré.