Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Governo Lula vê decisão do Copom de não sinalizar corte da taxa de juros em agosto como “guerra declarada”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Banco Central manteve a Selic em 13,75% ao ano; cresce pressão por saída de Campos Neto

O sentimento na área econômica do governo é de incredulidade e indignação com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter os juros em 13,75% ao ano na reunião desta quarta-feira, 21, e não abrir as portas para o início do processo de corte da Selic.

Para integrantes do governo ouvidos pelo Estadão, a decisão de não sinalizar o corte da taxa Selic mostrou um grau de descolamento do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e da diretoria da instituição, com a melhoria do cenário econômico e com o esforço do governo e do Congresso para aprovar o projeto do novo arcabouço fiscal.

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Foto: Pedro França/Agência Senado

O Senado conclui hoje a votação no plenário, após aprovação do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Com as mudanças feitas, o projeto voltará à Câmara.

Segundo relato de uma fonte da área econômica, logo após o anúncio, alguns parlamentares e empresários em comunicação com integrantes do governo criticaram a decisão e o comunicado.

Como mostrou ontem o Estadão, no governo, havia um cobrança para que o BC abrisse a porta para queda de juros na reunião do Copom de agosto. Caso isso não acontecesse, a expectativa era de aumento da pressão daqui para frente sobre Campos Neto com uma “guerra declarada”.

Logo após a decisão, correu a seguinte mensagem em grupos de WhatsApp: “Vocês acham que o Roberto Campos Neto está forçando o Lula a demiti-lo?”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, não pode demitir o presidente do BC. Ele tem mandato até dezembro de 2024.

Exoneração

Pela lei que garantiu autonomia ao BC, a exoneração do cargo feita pelo presidente da República ocorrerá somente nos seguintes casos: a pedido; doença que incapacite o titular para o cargo; se houver condenação definitiva por ato de improbidade administrativa ou por crime cuja pena implique proibição de exercer cargos públicos; ou quando o indicado apresentar “comprovado e recorrente desempenho insuficiente”.

Nesse último caso, caberá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) submeter o pedido ao presidente da República, e a exoneração terá de passar também pelo Senado, com quórum de maioria absoluta (41 senadores) para aprovação.

Repercussão no Senado

Durante a votação do arcabouço fiscal no Senado, parlamentares reclamaram dos efeitos da taxa de juros sobre a atividade econômica. O líder do PSD no Senado, Otto Alencar (PSD-BA), citou reportagem do Estadão que mostrou a redução das compras pelo varejo em razão dos juros altos. E argumentou que os indicadores econômicos melhoraram desde o início da tramitação do arcabouço, o que justificaria a baixa dos juros.

“Em momento nenhum Lula ou nenhum de nós falou em retirar o presidente do BC. O que nós temos debatido é que o BC tem uma posição conservadora na manutenção dos juros”, disse Alencar.

O líder do MDB, Eduardo Braga (MDB-AM), disse que as taxas de juros do cartão de crédito são “inexplicáveis” e lembrou que Roberto Campos Neto se comprometeu em apresentar uma solução, o que ainda não ocorreu.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse ao Estadão que a pressão dos parlamentares sobre o presidente do BC vai aumentar na próxima reunião, em agosto, com convocações e questionamentos pelo Congresso. “Roberto Campos ganha tempo com o recesso parlamentar. Mas na próxima reunião a pressão vai aumentar”.

ESTADÃO

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Oposição reúne 41 assinaturas no Senado por impeachment de Alexandre de Moraes

O pedido já protocolado, depende agora de decisão do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Na manhã desta quinta-feira (7), a...

Rafael Fonteles e ministro Waldez Goés assinam resolução que destina quase R$ 1 bilhão para revitalização do Rio Parnaíba

O projeto desenvolvido pelo Governo do Piauí foi aprovado por unanimidade pelo comitê gestor do Programa de Revitalização dos...

16 municípios do Piauí correm risco de perder recursos do Fundeb em 2026

Pendências no envio de dados contábeis e fiscais de 2024 podem levar à exclusão temporária do repasse da complementação-VAAT. Dezesseis...

Reunião do Pró-catadores reúne vice-prefeita e agentes de saúde para fortalecer ações de coleta seletiva em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. Na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, a Prefeitura de Guadalupe realizou mais uma etapa do cronograma...
spot_img

Fábio Novo promete expulsar políticos eleitos pelo PT que apoiarem adversários

Futuro presidente do PT no Piauí ameaça punir prefeitos e deputados que declararem apoio a Ciro Nogueira, citando caso...

Forças de segurança cumprem mandatos e prendem suspeitos em Uruçuí, Floriano e Barão de Grajaú-MA

A Operação Nordeste Integrada tem duração prevista de dois dias e será concluída na noite de sexta-feira (08). O estado...
spot_img

Posts Recomendados