Por Gleison Fernandes.
O município de Guadalupe é destaque estadual ao conquistar, pela primeira vez, o Prêmio Alfa-10. A premiação é parte do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa e tem como objetivo valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem dos alunos, nas competências em leitura, escrita e letramento matemático no Ensino Fundamental.

O prêmio é destinado a escolas públicas estaduais e municipais do estado do Piauí que se destacam na alfabetização de crianças até os 7 anos. A Escola Municipal Alexandrino Mousinho foi a unidade da rede municipal de Guadalupe que receberá a premiação.
Objetivo
Reconhecer e premiar escolas com bons resultados na alfabetização, incentivando a melhoria do desempenho em leitura, escrita e matemática.
Público-Alvo
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, avaliados por meio do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).
Critérios de Premiação
A Escola Alexandrino Mousinho foi contemplada com o valor de R$ 60 mil por atingir os seguintes critérios no SAEPI 2024:
- Nota do IDEPI-Alfa superior a 8,5;
- Participação igual ou superior a 90% no SAEPI;
- Mínimo de 20 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental avaliados por escola;
- Pelo menos 20% dos alunos da rede municipal no nível mais alto de desempenho do SAEPI — Nível Avançado.
Até 20% do valor da premiação deve ser destinado à equipe escolar — professores, coordenadores e diretores.
Destaques da Escola Alexandrino Mousinho (2024)
- Professora da turma: Edilúcia Mousinho Alencar
- Gestoras: Teresinha Lemos e Jocilene Miranda
- Equipe PPAIC: Responsável pelo acompanhamento e apoio às ações de alfabetização.
A secretária de Educação, Jocilene Miranda, informou ao Portal Cidade Luz que a cerimônia de premiação será realizada na próxima quarta-feira, 23 de abril, no Centro de Convenções, em Teresina. O prefeito Jesse James também celebrou a conquista e disse que a gestão continuará apoiando os profissionais e estudantes da rede municipal.
