“Nossa saúde está de parabéns, pois estamos avançando cada vez no atendimento de nossa população. Parabenizo a toda equipe envolvida nesse novo passo que estamos dando”, disse ao Portal Cidade Luz.
A cidade de Guadalupe, tornou-se nesse manhã de segunda-feira (19), a primeira cidade do Piauí, depois da capital, a oferecer o serviço de estomoterapia. A prefeita Neidinha Lima, Paulo Rocha (Sec. de Saúde) e a diretora da do Hospital Pedrina Silveira, entregaram para a população o Ambulatório de Estomaterapia, que funcionará no hospital local.

O ambulatório contará com uma equipe composta pela enfermeira Priscila Soares, especialista em estomaterapia, a técnica em enfermagem Roberta Azevedo e a recepcionista Paula. Também foram entregues macas e birôs.
A enfermeira Priscila informou que os atendimentos ocorrerão, às segundas, quartas e sextas-feiras, e serão agendados nas UBS. Ela destacou que será feito um levantamento no município com todos os paciente que precisam dessa especialidade.

Durante a sua fala, o secretário de saúde, Paulo Rocha falou dos avanços que o município conquistou na saúde. Ele lembrou que o município é reconhecido pelo trabalho que tem feito em toda Atenção Primária, obtendo nota máxima no Previne Brasil. “Estamos abertos a receber criticas construtivas, que somem no trabalho de todos envolvidos na saúde municipal”, finalizou o secretário.
A diretora do hospital, enfermeira Laura Sabrina, falou da sua alegria e de toda equipe envolvida no ambulatório. Estamos muito felizes porque foi uma conquista que nos enche de satisfação”, disse Laura.
Neidinha Lima finalizou o evento, falando da importância do novo serviço. Ela estava acompanhada também do vereador Adão Moura, Rose Matos (Sec. de Governo), Georgiano Filho (Sec. de Transportes), e Domingos Martins (Sec. de Cidades).
Veja o que disse Neidinha Lima
O que é estomaterapia e qual o papel do enfermeiro com essa especialização?
A estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro. O profissional dessa área atua no cuidado da pessoa com estomias, feridas agudas ou crônicas, fístulas, cateteres, drenos e incontinências. A prática foi instituída no Brasil em 1990, portanto, é uma prática relativamente nova no país, e consequentemente, uma área de atuação que provoca muitas dúvidas.
A importância do estomaterapeuta
O enfermeiro com essa especialidade é importantíssimo para o tratamento médico que se refere à pele. No que diz respeito ao atendimento do paciente, o enfermeiro é o responsável por ajudar na prevenção, terapia e reabilitação, sempre buscando proporcionar qualidade de vida.
De acordo com cada quadro, o estomaterapeuta irá buscar as melhores estratégias de tratamento e prevenção, isso tudo com o objetivo de manter a integridade da pele. Sua presença é importantíssima para o acompanhamento de alguns casos como a ferida crônica onde, junto ao tratamento, o enfermeiro fará a orientação para os familiares manterem a rotina de troca de curativos e higiene de maneira adequada.
Confira as imagens








