Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Guadalupe recebe nota 10 em Ranking do TCE que trata de controle interno

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O município de Coivaras foi primeiro lugar em todo o Piauí, e Guadalupe, Fartura do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do Piauí, Pau D’arco do Piauí, São José do Divino e Socorro do Piauí completaram a lista de municípios nota 10.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí divulgou o diagnóstico das prefeituras do Piauí em relação ao Sistema de Controle Interno de Gestão.

Prefeitura de Guadalupe – Foto: Portal Cidade Luz

Foram avaliados três quesitos:

Desempenho das unidades de controle interno,
estruturas e independência funcional dos controladores.

O município de Coivaras foi primeiro lugar em todo o Piauí no item Independência Funcional dos controladores, com nota 10.

Neste item, São Gonçalo do Gurguéia ficou em último com 0 ponto.

Fartura do Piauí, Guadalupe, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do Piauí, Pau D’arco do Piauí, São José do Divino e Socorro do Piauí completaram a lista de municípios nota 10.

No ranking de estrutura, Barras liderou com nota 7, acompanhado por Cajazeira do Piauí, Canavieira, Castelo do Piauí, Dom Expedido Lopes, Floriano, Luís Correia, Pajeú do Piauí, São Lourenço do Piauí e Teresina.

Joca Marques e Santo Inácio do Piauí ficaram em último com 1 ponto.

Já no ranking de Desempenho Altos, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Manoel Emídio, Miguel Alves, Santa Cruz do Piauí, São Félix do Piauí, São Gonçalo do Piauí e Tamboril do Piauí lideram ambos com pontuação 6.

Aroazes e Dirceu Arcoverde ficaram em último com 0 ponto.

SOBRE O CONTROLE INTERNO

Segundo o TCE, a atividade do controle interno constitui um dos principais pilares da Governança do Setor Público e tem o papel de direcionar, monitorar e avaliar os atos de gestão, auxiliando o prefeito e a equipe gestora a alcançar objetivos importantes e a melhorar de forma contínua o seu desempenho, além de contribuir para redução dos riscos de fraudes, erros e práticas ineficientes e antieconômicas.

O relatório elaborado pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) revela que 60% dos municípios piauienses contam com apenas um único servidor como apoio técnico nas Unidades de Controle Interno (UCI) das prefeituras, e apenas 17,9% contam com sistema de gestão informatizado.

Na nota geral, Brejo do Piauí ficou em primeiro lugar com 21 pontos. Santo Antônio de Lisboa foi o ultimo com 7 pontos.

Fonte – Campo Maior em Foco.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça Eleitoral cassa mandatos de sete vereadores em Barra D’Alcântara por fraude à cota de gênero

Decisão atinge vereadores eleitos pelo PP e MDB após comprovação de candidaturas fictícias de mulheres. A Justiça Eleitoral da 48ª...

Brasil pode criar sistema próprio de geolocalização por satélite em meio a tensões com os EUA

Grupo técnico vai avaliar riscos da dependência de tecnologias estrangeiras e propor alternativas em até 180 dias. Diante de riscos...

Lula veta aumento de deputados e Piauí pode perder vagas na Câmara e Assembleia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o projeto de lei que aumenta o número de deputados...

Deputado do Pequi morre aos 48 anos após sofre um AVC hemorrágico em Floriano

Faleceu na manhã desta terça-feira (22/07), por volta das 6h42, no Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), em Floriano, o...
spot_img

Alexandre de Moraes bloqueia contas bancárias e bens de Eduardo Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) o bloqueio dos bens e...

Piauí reforça ações contra gripe aviária após caso confirmado no Ceará

Com foco registrado no Ceará, ações preventivas ganham força nas fronteiras do Piauí. O alerta acendeu no Piauí após a...
spot_img

Posts Recomendados