Guadalupense, mestrando em Educação, participa do “I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação” realizado na UFMA em São Luís – MA.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O professor Somário de Oliveira França é natural de Guadalupe – PI, possui pós-graduação Latu Sensu em Gestão Educacional e Escolar pela UEMA e Gestão Educacional em Rede pela UFPI.

A Universidade Federal do Maranhão sediou o “I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação” pelo quarto ano seguido, entre os dias 23 e 26 de julho.

Com o tema geral “Jogos e tecnologias digitais”, o evento, que é organizado e coordenado pelo professor da UFMA Dr. João Batista Bottentuit Júnior, contou com mais de mil inscritos e com a participação em palestras, minicursos, comunicações orais e apresentações de pôsteres de pesquisadores nacionais e internacionais, como a professora Dra. Ana Amélia Carvalho da Universidade de Coimbra/Portugal, que proferiu a palestra de abertura intitulada “Jogos e Aprendizagem” para um auditório lotado.

A professora da UFMA e da UEMA, Dra. Sannya Fernandes Nunes Rodrigues, que proferiu palestras, coordenou e orientou trabalhos, destaca que “o evento, inicialmente, nacional, ganhou enorme visibilidade e traz para o contexto acadêmico do Maranhão importantes nomes da educação nacional e internacional, permitindo um intercâmbio de experiências e aprendizados na área da tecnologia educacional”.

Foram destaque também no evento os estudantes da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, os quais, coordenados pelo prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque, apresentaram trabalhos de significativa relevância para o contexto educacional ligado às tecnologias. Com temas como “O uso do SIGAA/UEMA como ambiente virtual de aprendizado em São João dos Patos” do prof. Somário de Oliveira França, “Microlearnings, Gamificação e a E-escola: o futuro no presente” do prof. Fabrício dos Santos Ferreira, “Formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: uso das mídias” da profa. Vitória Raquel Pereira de Souza e “O uso do Whatsapp na comunicação entre escola e família; um instrumento para gestão democrática” dos professores Renato Moreira Silva e Paula Regina Oliveira, os mestrandos da UEMA tiveram seus trabalhos reverenciados e reconhecidos pela relevância das temáticas e qualidade das pesquisas apresentadas.

“A consistência dos temas pesquisados e suas abrangências demonstram a inequívoca qualidade do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, o que ressalta o protagonismo dos profissionais maranhenses e uma ambiência científica que precisa ser estimulada e reconhecida”, destaca o professor Fabrício Ferreira. O evento já está confirmado para o ano de 2020, conforme destacou na palestra de abertura o prof. Dr. João Bonttetuit, organizador do evento.

O professor Somário de Oliveira França é natural de Guadalupe, possui pós-graduação Latu Sensu em Gestão Educacional e Escolar pela UEMA e Gestão Educacional em Rede pela UFPI, integra a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão e atua na formação de professores, como professor substituto, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção e tratamento

A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar Entre os...

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio. Parte dos moradores de Maceió vivem dias de...

Pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançada no dia 15 em Parnaíba

O investimento programado de R$ 100 bilhões ao longo de 10 anos será o maior da história do estado. O...

Themístocles Filho diz: quem manda na eleição é o eleitor e tudo tem sua hora

Themístocles pede calma e pontua dizendo que o processo político não precisa ter sangria. O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho,...
spot_img

Piauí registra foco de peste suína clássica em Cocal de Telha

O foco de peste suína clássica foi constatado em uma criação de suínos de subsistência, que contava inicialmente com...

Cajuína piauiense aparece em lista americana como uma das piores bebidas do Brasil

Após polemizar com a escolha do cuscuz paulista como pior comida do Brasil, o guia gastronômico TasteAtlas não perdoou...
spot_img

Posts Recomendados