Cidades Guadalupense, mestrando em Educação, participa do “I Simpósio Internacional...

Guadalupense, mestrando em Educação, participa do “I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação” realizado na UFMA em São Luís – MA.

-

O professor Somário de Oliveira França é natural de Guadalupe – PI, possui pós-graduação Latu Sensu em Gestão Educacional e Escolar pela UEMA e Gestão Educacional em Rede pela UFPI.

A Universidade Federal do Maranhão sediou o “I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação” pelo quarto ano seguido, entre os dias 23 e 26 de julho.

Com o tema geral “Jogos e tecnologias digitais”, o evento, que é organizado e coordenado pelo professor da UFMA Dr. João Batista Bottentuit Júnior, contou com mais de mil inscritos e com a participação em palestras, minicursos, comunicações orais e apresentações de pôsteres de pesquisadores nacionais e internacionais, como a professora Dra. Ana Amélia Carvalho da Universidade de Coimbra/Portugal, que proferiu a palestra de abertura intitulada “Jogos e Aprendizagem” para um auditório lotado.

A professora da UFMA e da UEMA, Dra. Sannya Fernandes Nunes Rodrigues, que proferiu palestras, coordenou e orientou trabalhos, destaca que “o evento, inicialmente, nacional, ganhou enorme visibilidade e traz para o contexto acadêmico do Maranhão importantes nomes da educação nacional e internacional, permitindo um intercâmbio de experiências e aprendizados na área da tecnologia educacional”.

Foram destaque também no evento os estudantes da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, os quais, coordenados pelo prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque, apresentaram trabalhos de significativa relevância para o contexto educacional ligado às tecnologias. Com temas como “O uso do SIGAA/UEMA como ambiente virtual de aprendizado em São João dos Patos” do prof. Somário de Oliveira França, “Microlearnings, Gamificação e a E-escola: o futuro no presente” do prof. Fabrício dos Santos Ferreira, “Formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: uso das mídias” da profa. Vitória Raquel Pereira de Souza e “O uso do Whatsapp na comunicação entre escola e família; um instrumento para gestão democrática” dos professores Renato Moreira Silva e Paula Regina Oliveira, os mestrandos da UEMA tiveram seus trabalhos reverenciados e reconhecidos pela relevância das temáticas e qualidade das pesquisas apresentadas.

“A consistência dos temas pesquisados e suas abrangências demonstram a inequívoca qualidade do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, o que ressalta o protagonismo dos profissionais maranhenses e uma ambiência científica que precisa ser estimulada e reconhecida”, destaca o professor Fabrício Ferreira. O evento já está confirmado para o ano de 2020, conforme destacou na palestra de abertura o prof. Dr. João Bonttetuit, organizador do evento.

O professor Somário de Oliveira França é natural de Guadalupe, possui pós-graduação Latu Sensu em Gestão Educacional e Escolar pela UEMA e Gestão Educacional em Rede pela UFPI, integra a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão e atua na formação de professores, como professor substituto, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pix passa a ser usado para pagar impostos estaduais e municipais

Segundo o Banco do Brasil, os governos do Acre, do Piauí e de São Paulo iniciaram a integração à...

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha

Segundo a Petrobras, seus preços são baseados no valor do produto no mercado internacional e na taxa de câmbio. A...

Marina Silva se vê longe da disputa em 2022 e sugere frente pró-Ciro Gomes

Depois de receber 1% dos votos em 2018 na sua terceira tentativa de chegar à Presidência da República, a...

Carreta com bois tomba e vários animais morrem na BR-316 no Piauí

A carga saiu de Gonçalves Dias no Maranhão e tinha como destino a cidade de João Pessoa, capital do...

Ocupação de leitos de UTI chega a 94%, maior da pandemia em Teresina

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atingiu 94% em Teresina, um recorde em toda a...

Bíblia Sagrada é encontrada intacta após incêndio que destruiu loja do “Tem Tem” em Floriano

A loja de variedades ficou completamente destruída por um incêndio de grandes proporções, com inúmeras explosões, na noite de...

Posts Recomendados