Guadalupense, mestrando em Educação, participa do “I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação” realizado na UFMA em São Luís – MA.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O professor Somário de Oliveira França é natural de Guadalupe – PI, possui pós-graduação Latu Sensu em Gestão Educacional e Escolar pela UEMA e Gestão Educacional em Rede pela UFPI.

A Universidade Federal do Maranhão sediou o “I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação” pelo quarto ano seguido, entre os dias 23 e 26 de julho.

Com o tema geral “Jogos e tecnologias digitais”, o evento, que é organizado e coordenado pelo professor da UFMA Dr. João Batista Bottentuit Júnior, contou com mais de mil inscritos e com a participação em palestras, minicursos, comunicações orais e apresentações de pôsteres de pesquisadores nacionais e internacionais, como a professora Dra. Ana Amélia Carvalho da Universidade de Coimbra/Portugal, que proferiu a palestra de abertura intitulada “Jogos e Aprendizagem” para um auditório lotado.

A professora da UFMA e da UEMA, Dra. Sannya Fernandes Nunes Rodrigues, que proferiu palestras, coordenou e orientou trabalhos, destaca que “o evento, inicialmente, nacional, ganhou enorme visibilidade e traz para o contexto acadêmico do Maranhão importantes nomes da educação nacional e internacional, permitindo um intercâmbio de experiências e aprendizados na área da tecnologia educacional”.

Foram destaque também no evento os estudantes da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, os quais, coordenados pelo prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque, apresentaram trabalhos de significativa relevância para o contexto educacional ligado às tecnologias. Com temas como “O uso do SIGAA/UEMA como ambiente virtual de aprendizado em São João dos Patos” do prof. Somário de Oliveira França, “Microlearnings, Gamificação e a E-escola: o futuro no presente” do prof. Fabrício dos Santos Ferreira, “Formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: uso das mídias” da profa. Vitória Raquel Pereira de Souza e “O uso do Whatsapp na comunicação entre escola e família; um instrumento para gestão democrática” dos professores Renato Moreira Silva e Paula Regina Oliveira, os mestrandos da UEMA tiveram seus trabalhos reverenciados e reconhecidos pela relevância das temáticas e qualidade das pesquisas apresentadas.

“A consistência dos temas pesquisados e suas abrangências demonstram a inequívoca qualidade do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, o que ressalta o protagonismo dos profissionais maranhenses e uma ambiência científica que precisa ser estimulada e reconhecida”, destaca o professor Fabrício Ferreira. O evento já está confirmado para o ano de 2020, conforme destacou na palestra de abertura o prof. Dr. João Bonttetuit, organizador do evento.

O professor Somário de Oliveira França é natural de Guadalupe, possui pós-graduação Latu Sensu em Gestão Educacional e Escolar pela UEMA e Gestão Educacional em Rede pela UFPI, integra a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão e atua na formação de professores, como professor substituto, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Presidente Lula propõe governança global para inteligência artificial

Presidente brasileiro participou da Cúpula do G7, na Itália. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs, nesta sexta-feira (14),...

Prefeito de Marcos Parente visita comunidade Cocal e acompanha serviços de saúde e limpeza pública

Descentralização dos serviços. Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, o prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves, visitou a comunidade...

Prefeitura de Floriano realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF

“É preciso que haja a participação social de todos, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança...

Cidades piauienses estão em alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar

A umidade relativa do ar chegará a níveis de potencial perigo em 25 cidades piauienses, segundo aponta o alerta...
spot_img

“Sou pré-candidato a vereador, para seguir trabalhando por Guadalupe”, disse Dr. Dílson Barbosa ao Portal Cidade Luz

O Presidente da Câmara de Guadalupe reafirmou seu apoio ao grupo liderado pela prefeita Neidinha Lima e à chapa...

Piauí recebe representantes de 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares

Nos cinco primeiros meses de 2024, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação...
spot_img

Posts Recomendados