Guadalupense publica artigo que auxilia no combate e controle da COVID-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O trabalho em equipe que a guadalupense Marina Bezerra da Silva fez parte, trata sobre patentes de ventiladores mecânicos, aliada à prevenção da doença.

No combate à COVID-19, a guadalupense Marina Bezerra da Silva e um grupo de pesquisadores do Instituto Federal do Piauí, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Caxias do Sul (UCS), publicaram um artigo no periódico Cadernos de Prospecção.

Marina Bezerra da Silva


O trabalho trata sobre patentes de ventiladores mecânicos, aliada à prevenção da doença.

O periódico, com foco em Inovação Tecnológica, disponibiliza aos leitores informações relevantes para aplicação em tecnologias e lançou, em março, uma chamada especial sobre o tema COVID-19. Segundo a equipe editorial dos Cadernos de Prospecção, de 59 manuscritos recebidos, 18 foram aceitos e publicados nessa edição especial.

O artigo intitula-se ENFRENTAMENTO À COVID-19: UM MAPEAMENTO DAS PATENTES DE VENTILADORES MECÂNICOS e tem como autores: Marina Silva (IFPI/Oeiras), Robson Freitas (IFPI/Oeiras), Cleide Ane da Cruz (UFS), Ana Claudia Xavier (IFPI/Teresina Central), Maria Emília Camargo (UFS), Antônio Martins (UFS), Ana Eleonora Paixão (UFS) e Jonas Fabris (UFS).

Equipe responsável pelo artigo


A pesquisa visa contribuir com a disseminação de conhecimentos tecnológicos em torno dos respiradores mecânicos, neste momento em que a sociedade enfrenta a COVID-19, sendo estes equipamentos de suma importância no tratamento dos pacientes com insuficiência respiratória grave. “Além disso, ajuda na compressão sobre os aspectos importantes da propriedade intelectual diante do desafio humanitário, que é a COVID-19”, destaca Marina Silva.

Marina Bezerra da Silva

Os pesquisadores, em sua maioria, são vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Propriedade Intelectual, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a qual o IFPI mantém convênio para capacitação, em nível de mestrado e doutorado, de seus servidores.
A iniciativa dos pesquisadores é valiosa diante da emergência de saúde pública do Estado e contribui com a ciência e com a sociedade nesse momento de pandemia e mudanças de hábitos impostos pela doença.

Confira o artigo no link abaixo:
https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/36186/21002

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professor do IFPI é afastado após exibir filme com classificação inadequada a alunos

Instituição abriu processo disciplinar e destacou que a prática fere as diretrizes pedagógicas; identidade do docente não foi revelada. Um...

CNH do Brasil: Piauí inicia inscrições para primeira habilitação; veja como se cadastrar

Interessados podem baixar o aplicativo, realizar a inscrição e dar andamento no processo em postos da capital e interior...

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...
spot_img

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...
spot_img

Posts Recomendados