Hoje deputado federal no sétimo mandato, político piauiense foi empossado prefeito em 1977.
O deputado federal Júlio César de Carvalho Lima (PSD) é um dos políticos em atividade no Piauí que há mais tempo está na vida pública. Neste mês de março de 2023, completa 46 anos que ele assumiu o primeiro mandato de sua longeva carreira. No dia 8 de março de 1977, o político foi empossado prefeito do município de Guadalupe, no Sul do Piauí.

Júlio não chegou ao cargo eleito pelo voto popular, mas sim indicado pelo então governador do Piauí Dirceu Mendes Arcoverde (pai do hoje deputado federal Júlio Arcoverde) e nomeado pelo presidente da República Ernesto Geisel. A cidade de Guadalupe havia se tornado área de segurança nacional em 1973 por ser sede de uma companhia da Chesf, já que ali fora construída a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança. Por isso, o prefeito foi nomeado pelo Governo Federal. Na época, Júlio César era filiado à extinta Arena.
A posse aconteceu na manhã do dia 8 de março, com a presença do governador Dirceu Arcoverde e de várias autoridades civis e militares. Júlio tinha 28 anos.
Matéria do jornal O Dia, publicada na edição de 9 de março de 1977, conta detalhes da posse. O governador Dirceu Arcoverde chegou à cidade na noite anterior. Além dele, discursaram no evento de posse o então prefeito em exercício José Moreira Cavalcante, o vereador João Cardoso de Alencar, o juiz de Direito da cidade Luís Carlos Guimarães, o vigário Frei Generoso, o representante da Chesf José Murilo e o então deputado federal João Clímaco de Almeida.
Empossado, Júlio César declarou, conforme a matéria do O Dia, que aceitou assumir o cargo não por vaidade pessoal, mas sim com o propósito de servir à população local. Ele agradeceu ao governador Dirceu pela indicação e ao presidente Geisel pela nomeação para o cargo.
“Tudo farei para desenvolver à altura a missão a mim confiada […] Farei tudo isso com irrestrito e incondicional apoio do governador Dirceu Arcoverde e do general Ernesto Geisel através dos diversos órgãos da administração direta e indireta que compõem o poder público federal e estadual”, falou Júlio na solenidade.
Ele ficaria no cargo de prefeito por quase 10 anos seguidos, pois foi mantido pelos governadores seguintes, Djalma Veloso, Lucídio Portela e Hugo Napoleão. Naquele período, tempos de regime militar, não havia eleição direta para prefeitos de áreas de segurança nacional (que era o caso de Guadalupe) e das capitais dos Estados. Somente em 1985, as capitais e as áreas de segurança nacional voltariam a ter eleições diretas.

Antes de ser nomeado prefeito, Júlio César era assessor técnico da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Piauí, no cargo de chefe de gabinete do secretário. Foi no governo de Dirceu Arcoverde que ele se projetou politicamente. Júlio ainda voltaria a ser prefeito de Guadalupe de 1989 a 1991, dessa vez eleito pelo povo nas eleições de 1988. Até hoje a família de Júlio mantém domínio político na cidade. A atual prefeita Neidinha (PSD) é cunhada dele.

Matéria do Jornal O Dia, publicada na edição de 9 de março de 1977

Fonte: Coluna do Gustavo Almeida do Lupa 1