A Holanda registrou a morte de uma paciente infectada com Covid-19 pela segunda vez. Em estudo ainda não revisado publicado na Universidade de Oxford, profissionais médicos holandeses detalham o caso de uma mulher de 89 anos, infectada com o coronavírus pela primeira vez no início do ano.
A paciente procurou o hospital após apresentar febre e tosse, teve resultado positivo para Covid-19 em teste RT-PCR e recebeu alta após cinco dias.
Segundo os pesquisadores, 59 dias após seu primeiro diagnóstico de Covid-19, a mulher voltou a apresentar febre e tosse, mas dessa vez estava também com dificuldade para respirar. A paciente, que também sofria de câncer, havia realizado uma quimioterapia dois dias antes. Ela foi testada para o novo coronavírus e apresentou resultado positivo novamente.
No quarto e sexto dias de tratamento, amostras de sangue retiradas da paciente não apresentaram anticorpos. No oitavo dia, a condição de saúde da mulher piorou, e ela morreu duas semanas depois.
Os pesquisadores destacam que, neste caso, diferentemente da reinfecção registrada em um homem de 33 anos em Hong Kong, esta segunda infecção de Covid-19 foi mais grave que a primeira. O mesmo aconteceu com o homem dos Estados Unidos, que teve que ser internado e precisou de suporte de oxigênio na segunda vez.
Henrique Andrade, da CNN, em São Paulo