Hospital Infantil de Teresina lidera tratamento de pé torto com método reconhecido mundialmente

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O pé torto congênito é uma deformidade em que o pé do bebê nasce virado para dentro e para baixo.

No Piauí, o Programa Pé Torto Congênito é referência em atendimento especializado às crianças nascidas com essa malformação ortopédica. O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em Teresina, lidera essa ação, oferecendo o tratamento conforme o método de Ponseti, técnica reconhecida internacionalmente por garantir resultados eficazes e menos invasivos.

Foto: Thinkstock

“O pé torto congênito é uma deformidade em que o pé do bebê nasce virado para dentro e para baixo, e ocorre em cerca de uma a cada mil crianças. Sem intervenção precoce, a condição pode causar dificuldade para andar, dor e uso de calçados inadequados ao longo da vida”, informa o cirurgião ortopédico, Ribamar Bandeira.

De acordo com dados do Sistema de Centro Cirúrgico e Obstétrico, o programa tem mostrado resultados expressivos. Em 2023, foram realizados 21 procedimentos cirúrgicos, representando 91,3% das cirurgias ortopédicas dessa linha no HILP. Em 2024, o número subiu para 22 procedimentos, e até maio de 2025 já foram realizadas 15 cirurgias, com a expectativa de superar as metas dos anos anteriores.

O método de Ponseti, que combina gessos seriados, tenotomia (pequena cirurgia para liberar o tendão de Aquiles) e uso de órtese (botinha com barra), revolucionou o tratamento do pé torto congênito ao reduzir drasticamente a necessidade de cirurgias complexas.

“O diagnóstico precoce, muitas vezes feito ainda na gestação, permite iniciar o gesso já nos primeiros dias de vida, potencializando os resultados”, destaca o ortopedista.

O sucesso do programa se deve, também, a uma equipe multiprofissional formada por ortopedistas pediátricos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que oferecem apoio integral às famílias e garantem um acompanhamento humanizado e eficiente.

Como ter acesso ao tratamento

Para ter acesso ao tratamento, é preciso realizar o diagnóstico pré-natal ou ao nascer, por meio de consultas regulares. O agendamento para o atendimento no HILP acontece por regulação estadual ou em uma unidade básica de saúde, com a documentação: cartão SUS da criança; RG/CPF dos responsáveis; e a guia de encaminhamento com o laudo da indicação de pé torto congênito.

Com resultados que mudam definitivamente a vida das crianças, o Programa Pé Torto Congênito do HILP já ajudou dezenas de pequenos piauienses a conquistar uma vida mais independente e saudável. A prevenção e tratamento precoce são pilares dessa transformação.

Para saber mais ou agendar uma consulta, entre em contato com o Hospital Infantil Lucídio Portella, através do número: (86) 98832 4756.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bom Jesus, Uruçuí, Piripiri, Santa Filomena e Parnaíba impulsionam superávit comercial do Piauí em novembro

Municípios se destacam na exportação de soja e outros produtos, contribuindo para saldo positivo de US$ 58,7 milhões na...

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...
spot_img

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...
spot_img

Posts Recomendados