Funcionários, pacientes e acompanhantes devem usar máscara, higienizar as mãos e atualizarem vacinação contra a doença.
O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano (PI), suspendeu, temporariamente, as visitas aos pacientes internados devido ao aumento no número de casos de Covid-19. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (28).
A administração da unidade de saúde determinou também que funcionários, pacientes e acompanhantes utilizem máscara, higienizem as mãos e atualizem a carteira de vacinação com os imunizantes contra a doença. Outras medidas aplicadas pela unidade de saúde incluem:
– Permanência de apenas um acompanhante para pacientes menores de 18 anos, maiores de 60 anos ou que necessitem de ajuda;
– Pacientes com idade superior a 18 anos e inferior a 60 anos que tenham condições de ambulação, alimentação e higienização não necessitarão de acompanhantes;
– Proibição do consumo de alimentos por funcionários e acompanhantes nas dependências do hospital.
Na semana passada, o Hospital do Buenos Aires, na zona Norte de Teresina, também suspendeu o horário de visitas após vários servidores testarem positivo para a doença. As visitas foram retomadas dois dias depois, na sexta-feira (22).
Vacinação contra a Covid-19
As vacinas contra a Covid-19 estarão disponíveis em todos os postos de saúde de Floriano a partir da próxima terça-feira, dia 2 de janeiro. Entretanto, os testes para detecção do vírus já podem ser realizados nas unidades.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), cerca de dois milhões de piauienses estão com as vacinas atrasadas. A pasta apontou que 80% da população do estado não tomou a dose bivalente, a qual protege contra a variante Ômicron da doença.
A gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Ester Miranda, ressaltou que dois grupos precisam reforçar a imunização: pessoas de 18 anos e mais que não receberam a bivalente, e os idosos e imunossuprimidos com mais de 12 anos.
“Todos acima de 18 anos que ainda não procuraram a dose de reforço devem comparecer urgentemente aos postos de saúde. Já os idosos e imunossuprimidos que tomaram a primeira bivalente há mais de seis meses podem tomar o segundo reforço”, esclareceu à TV Clube.
Aumento de casos no Piauí
O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) decidiu, na última terça-feira (26), pela retomada do uso obrigatório de máscaras em ambientes hospitalares e a manutenção dos postos de vacinação contra a Covid-19 no final do ano no Piauí.
Segundo a Gerência de Vigilância em Saúde da pasta, o estado registrou, na semana passada, cinco mortes e 115 casos notificados da doença. Todas as vítimas apresentavam comorbidades.
“Pedimos aos municípios que promovam a vacinação nas suas UBSs para evitarmos filas e aglomerações. Todos precisam cooperar higienizando as mãos, usando máscaras e mantendo, principalmente, a vacina em dia”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Antônio Luiz.
Uma nova reunião do COE acontece na próxima quarta-feira, dia 3 de janeiro, para avaliar mais uma vez a situação da Covid-19 no Piauí.
As informações são do Clube News