Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Imagens do robô Perseverance confirmam existência de lago em Marte

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Local fotografado pelo rover atrai o interesse de cientistas pela possibilidade de ter abrigado vida no passado do planeta vermelho.

O robô Perseverance, que chegou em Marte em fevereiro deste ano, já ajudou os cientistas da Terra a aprofundar teorias sobre o planeta vermelho. Um estudo publicado na revista “Science” em 7 de outubro usou imagens feitas pelo robô para confirmar a existência de um lago.

O Perseverance explorou a chamada Cratera Jezero. O local atraiu o interesse de cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa) e outros envolvidos na missão pela possibilidade de ter abrigado vida no passado. As imagens mostraram não apenas que o lago existiu na cratera, mas que ele também era alimentado por um rio.

Reprodução

Segundo o estudo, a existência do lago remonta há bilhões de anos, quando a atmosfera marciana possibilitava o fluxo de água pela superfície do planeta.

Ele teve grandes variações em seu volume de água ao longo do tempo, mas ainda não se sabe se isso foi causado por enchentes ou mudanças climáticas. O lago secou.

Além da confirmação importante para os cientistas, as imagens do Perseverance também forneceram informações que devem ajudar na missão de confirmar se Marte já teve vida, mesmo que microscópica.

Reprodução

Com o uso da supercâmera do robô, foi possível identificar locais com potencial maior para a busca por pedaços de rochas e sedimentos que possam conter componentes orgânicos e outras evidências para a existência de vida.

A busca por essas evidências faz parte da missão primária do Perseverance, que foi enviado para Marte em 2020. Ele deverá coletar materiais rochosos que serão enviados de volta para a Terra, e então analisados por cientistas.

O artigo foi o primeiro produzido com dados obtidos pelo Perseverance. Agora, o robô vai se dedicar à exploração dos restos de um delta – um corpo rochoso formado por sedimentos — do rio que passava pela cratera.

A base desse delta é considerada um local com grande potencial para extração de rochas que podem conter matéria orgânica, segundo cientistas da missão.

*Sob supervisão de Wellington Ramalhoso

João Pedro Malarda CNN*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Capacita+ chega a Floriano nesta quinta (24) para fortalecer ações contra a seca

A iniciativa tem como objetivo capacitar gestores, secretários e técnicos municipais para atuação qualificada na Operação Carro-Pipa. Após passar por...

Avião cai na Rússia com dezenas de passageiros; agência diz que não há sobreviventes

Destroços da aeronave da companhia Angara Airlines foram encontrados em chamas Um avião comercial caiu na região de Amur, extremo...

Decreto regulamenta uso de biometria para concessão de benefícios de seguridade social

Ministro Wellington Dias participou de cerimônia de entregas de transformação digital do Estado, no Palácio do Planalto O presidente Luiz...

Lula propõe aprofundar relações econômicas e comerciais com o México

Alckmin visitará o país em agosto, acompanhado de comitiva empresarial O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira...
spot_img

Guadalupe firma pacto coletivo com outros 10 municípios para combater queimadas no Sul do Piauí

Por Gleison Fernandes. Guadalupe integrou o lançamento do Programa Fogo Zero, ocorrido na quarta-feira (23), na Fazenda Progresso, em Sebastião...

Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2025

Mais de 7 milhões de contribuintes serão contemplados; créditos somam R$ 10 bilhões A Receita Federal libera, nesta quinta-feira (24), a consulta ao...
spot_img

Posts Recomendados