Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Parceria entre SESI e Ministério da Saúde inclui pesquisa inédita e sete eixos de ação, do combate a arboviroses à prevenção da depressão.

O Serviço Social da Indústria (SESI), o Conselho Nacional do SESI e o Ministério da Saúde oficializaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover a saúde mental na indústria. O pacto visa criar ambientes laborais mais saudáveis, fortalecer a qualidade de vida dos trabalhadores e preparar o setor para emergências em saúde pública.

Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

Segundo Anamaria Raposo, responsável pela coordenação das ações do ACT com o Ministério da Saúde, o programa contempla sete eixos de ações intersetoriais (emergências climáticas, interoperabilidade de dados, promoção da saúde mental, capacitação, saúde conectada, arboviroses e imunização), baseadas em pesquisas que serão realizadas até dezembro de 2026.

“A pesquisa de saúde e qualidade de vida do trabalhador da indústria vai ser realizada pelos regionais do SESI, de todas as regiões do país, numa amostra de 219 empresas de todos os portes e, aproximadamente, 16.500 trabalhadores, considerando a representatividade tanto de porte quanto de região. Será feita uma coleta em setembro de 2025, que vai resultar em um primeiro relatório-base. Em 2026, vai ser feita uma nova coleta para possibilitar um primeiro acompanhamento das questões identificadas”, explica.

Para fazer uma radiografia completa da saúde de cada indivíduo, será utilizada a ferramenta ASSTI (Avaliação de Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria) para armazenar dados de entrevistas por telefone com colaboradores de 18 estados.

“Os resultados podem apontar, por exemplo, um percentual significativo de trabalhadores com sobrepeso, com hábitos de fumo, pressão alta. E com esses indicadores em mãos, a empresa pode contratar ou promover intervenções direcionadas”, acrescenta Anamaria Raposo.

Na avaliação do psicólogo do grupo Mantevida, Edilson José Ferreira de Oliveira, o acompanhamento periódico contribui para que a saúde mental dos trabalhadores tenha a devida atenção. “É positivo quando se levanta os dados porque chama a atenção das autoridades e das responsabilidades de cada parte justamente para criação das políticas públicas efetivas”.

Oliveira revela que a depressão é um dos problemas mais comuns, porque a maioria das pessoas não busca ajuda por medo ou falta de conhecimento. “Muitos têm depressão e não sabem, então vão deixando para depois o cuidado. Infelizmente, a manicomialização sustentou muito esse estigma de que uma pessoa que procura um psicólogo, um psiquiatra, vai ser internada e ser mal vista socialmente. Isso atrapalha até as empresas implementarem esses cuidados. A verdade é que precisamos implementar uma ideia de acolhida com o outro não só no contexto de adoecimento”, alerta o especialista.

Fonte: Brasil 61

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ação emergencial leva 65 mil cestas básicas a 95 municípios afetados pela seca no Piauí

Entre as cidades mais castigadas em 2025 e contempladas pela medida estão São Francisco do Piauí, Betânia do Piauí,...

Ciro Nogueira cumpre agenda, entrega obras e anuncia investimentos mais de R$ 1,5 milhão

Senador destaca investimentos em esporte e infraestrutura que beneficiam diretamente a população de União O senador Ciro Nogueira (Progressistas) cumpriu...

Projeto na Alepi propõe que prefeituras do Piauí tenham limite de R$ 500 mil para contratação de shows

Projeto de lei busca controlar gastos públicos em eventos culturais e garantir prioridade a serviços essenciais no Piauí Por Leônidas...

Treino pesado de Lula aos 80 anos supera o realizado na sua primeira eleição

Ao participar de evento em comemoração aos 46 anos do PT, presidente afirmou que vive melhor momento da sua...
spot_img

Juros altos no cartão, cheque especial e financiamento: entenda a demora para cair

Especialistas apontam os fatores que travam o repasse da queda e indicam quando o consumidor pode começar a sentir...

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público...
spot_img

Posts Recomendados