Indústrias migram do Sudeste para o Sul e Nordeste, diz estudo da CNI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O destaque positivo foi a Bahia. Segundo a CNI, a participação do Estado na indústria de transformação brasileira cresceu 1,5 p.p. O crescimento é fruto de uma maior fabricação de produtos de minerais não metálicos, como cimento, tijolos e vidro; máquinas e materiais elétricos; borracha, material plástico e bebidas.

A indústria brasileira está migrando do Sudeste para as demais regiões do país, sobretudo para o Sul e o Nordeste. É o que diz estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O levantamento da CNI analisou a concentração do PIB industrial entre 2007-2008 e 2017-2018. Nesse período, o Sudeste perdeu 7,6 p.p. (pontos percentuais) no PIB (Produto Interno Bruto) Industrial. Já o Sul ganhou 2,46 p.p. e o Nordeste, 2,06 p.p.. O Norte teve alta de 1,66 p.p. e o Centro-Oeste, de 1,48. p.p. Eis a íntegra do estudo.

Segundo a CNI, a desconcentração ocorre em todos os segmentos industriais –extrativa, transformação, construção e SIUP (Serviços Industriais de Utilidade Pública). Mas o destaque é da indústria de transformação, que responde por 57% da produção industrial brasileira.

SÃO PAULO CAI

Considerando apenas a indústria de transformação, São Paulo foi o Estado que mais perdeu participação no cenário nacional. A queda foi de 5,44 p.p., puxada pelos setores de celulose e papel, produtos de metal, vestuário e acessórios, máquinas e materiais elétricos.

Ainda assim, São Paulo continua sendo o maior produtor industrial do país, com 30,68% de participação. A vantagem é grande para o segundo lugar do ranking: Minas Gerais, com 10,8% de participação.

BAHIA CRESCE

O destaque positivo foi a Bahia. Segundo a CNI, a participação do Estado na indústria de transformação brasileira cresceu 1,5 p.p. O crescimento é fruto de uma maior fabricação de produtos de minerais não metálicos, como cimento, tijolos e vidro; máquinas e materiais elétricos; borracha, material plástico e bebidas.

Rio Grande do Sul (1,23 p.p.), Paraná (1,26 p.p..), Pernambuco (1,30 p.p.) e Mato Grosso do Sul (1,07 p.p.p) tiveram uma alta semelhante à da Bahia na indústria de transformação.

PETRÓLEO CAI

Parte relevante dos Estados que mais caíram no PIB da Indústria têm uma produção intensiva de petróleo: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Segundo a CNI, este é um reflexo da queda no valor adicionado do setor de extração de petróleo e gás natural, já que o preço do barril de petróleo caiu nesse período.

O baque foi significativo, sobretudo, no Rio de Janeiro, que concentra a produção do pré-sal. A participação do Rio na indústria extrativa nacional caiu de 61,8% para 37,3%.

O Estado ainda perdeu participação na indústria de transformação. Por isso, perdeu 4,4 p.p. no PIB Industrial e cedeu às Minas Gerais o posto de segundo maior produtor industrial do país.

Por outro lado, o Pará ganhou relevância na indústria extrativa nacional. Subiu 1,5 p.p. no PIB Industrial do Brasil por causa de uma alta de 300% da indústria extrativa, que foi impulsionada pelo aumento do valor adicionado da extração de minerais metálicos.

CNI ANALISA

Para a CNI, a desconcentração industrial é positiva porque favorece o desenvolvimento de mais Estados brasileiros. “A indústria usualmente paga os melhores salários e fermenta indústrias menores dentro da mesma cadeia produtiva e alavanca os outros setores, como o de serviços”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

A Confederação afirma, contudo, que cerca de 80% da indústria nacional ainda está no Sul e Sudeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Posts Recomendados