Cidades da mesorregião sudoeste podem sofrer com chuvas de forte intensidade e ventanias de até 60 km/h
O Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (INMET) emitiu, nesta quinta-feira (4), um boletim meteorológico de situação crítica para 26 municípios da mesorregião sudeste do Piauí. O alerta amarelo remete a perigo potencial de chuvas intensas e estará ativo até esta sexta-feira (5).
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) também alerta para riscos potenciais, como queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em seu alerta, a secretaria ainda instruiu a população a, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O boletim alerta ainda para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada.
O alerta é válido para 26 municípios da mesorregião sudoeste piauiense, que poderão sofrer com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem chegar de 40 a 60 km/h. Para obter mais informações e recomendações, a Semarh orienta o contato com a Defesa Civil do Piauí, através do número 199, ou Corpo de Bombeiros, no 193.