Programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. As inscrições para o processo seletivo atendem as vagas para o segundo semestre de 2024.
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) iniciam nesta terça-feira (23). Os interessados têm até 26 de julho para realizarem as inscrições pelo Acesso Único. Serão ofertadas 243.850 bolsas para o segundo semestre.

Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2022 e 2023 podem participar do processo. Para isso, eles devem ter obtido uma nota mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e não ter zerado a redação.
Inscrição
O participante deve possuir o cadastro no Login Único do governo federal. A inscrição é gratuita e deve ser realizada somente pela internet pelo Portal de Acesso único. No ato da inscrição, o candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso. Nesta etapa, a modalidade de participação é escolhida entre ampla concorrência ou de cotas.
Critérios para inscrição
Os requisitos para a concorrer a bolsa integral, os interessados devem comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoas. Para a bolsa parcial (50%), a renda bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. O participante deve atender a pelo menos uma das condições abaixo:
- Tenha cursado:
- O ensino médio integralmente em escola da rede pública.
- O ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista.
- O ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
2. Ser pessoa com deficiência.
3. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Resultado
O resultado da primeira chamada da lista de espera do Prouni será divulgado em 31 de julho, pelo Portal único de Acesso. A segunda chamada será divulgada em 20 de agosto. Após a aprovação, os candidatos deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição.
Lista de Espera
Outra chance de ter acesso ao programa de bolsas é a lista de espera. O candidato que não tenha sido chamado em nenhuma das listas pode indicar interesse para lista e concorrer a uma vaga remanescente nos dias 9 e 10 de setembro. O resultado desta etapa será divulgado do 13 de setembro.
Fonte: Ministério da Educação