Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

INSS usará agências dos Correios para atender vítimas de fraudes em benefícios

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o INSS, o Ministério da Previdência Social e os Correios. Ao todo, mais de 4.730 agências do Correios estão habilitadas para prestar suporte para os aposentados e pensionistas.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão realizar a consulta e contestação de descontos indevidos no INSS diretamente em agências dos Correios, a partir de 30 de maio. O atendimento será gratuito e visa ampliar o acesso presencial ao serviço, principalmente para quem vive em regiões que não possuem unidades do instituto.

Foto: Tony Wiston/Agência Senado

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o INSS, o Ministério da Previdência Social e os Correios. Ao todo, mais de 4.730 agências estão habilitadas para prestar suporte à população. O objetivo é permitir que segurados verifiquem se foram vítimas de fraudes e, se necessário, solicitem o reembolso de valores descontados indevidamente de seus benefícios previdenciários.

Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

Com presença em todos os municípios brasileiros, os Correios colocam à disposição dos beneficiários uma infraestrutura pública já instalada, preparada para oferecer suporte presencial, especialmente a idosos e pessoas com dificuldades em acessar plataformas digitais.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a ação busca garantir um caminho mais rápido e acessível para solucionar irregularidades. “Estamos ampliando o acesso, facilitando barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema”, declarou.

Com presença em todos os municípios brasileiros, os Correios colocam à disposição dos beneficiários uma infraestrutura pública já instalada, preparada para oferecer suporte presencial, especialmente a idosos e pessoas com dificuldades em acessar plataformas digitais.

“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade e expertise únicas, são uma empresa pública a serviço da população, com disposição e capacidade para oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

Locais sem agência habilitada

Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.

Uma lista completa de unidades habilitadas está disponível no site dos Correios.

Como será o atendimento?

O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:    

  • Consultar sobre existência de desconto
  • Requerer a contestação de descontos não autorizados
  • Reconhecer a autorização de algum desconto
  • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
  • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS

Quem deve procurar as agências?

O atendimento presencial é para quem tem dificuldade ou não consegue usar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, ou mesmo ligar para a Central 135. Atualmente, 98% dos atendimentos do INSS são realizados por esses canais remotos. O público-alvo do atendimento presencial são cerca de dois milhões de segurados que procuram as agências.

Os canais preferenciais para o atendimento aos aposentados continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a central 135.

O presidente do INSS reforçou que aqueles que já fizeram o pedido pelo Meu INSS ou pelo 135 não precisam ir aos Correios e que não há necessidade de correr para as agências no primeiro dia do atendimento. “Se você for no dia 30, no dia primeiro, no dia 2, no dia 3, no dia 4, vai ser atendido da mesma forma”, ressaltou Gilberto Waller. “Não há prazo final para buscar o ressarcimento.”

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mega-Sena não tem acertador e prêmio acumula para R$ 90 milhões

A quina teve 133 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 29.299,33. Os 9.080 ganhadores da quadra terão...

Carro pega fogo e fica completamente destruído em Floriano

As causas do incêndio não foram identificadas nem o proprietário do veículo. Um carro que estava estacionado próximo a um...

Em Floriano, carro pega fogo e fica completamente destruído

As causas do incêndio não foram identificadas, nem o proprietário do veículo. Um carro que estava estacionado próximo a um...

Veículo de médica atinge ônibus estacionado na PI-115; motorista teve ferimentos leves

A médica Natália Talita sofreu ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital Regional de Campo Maior. Uma caminhonete conduzida pela...
spot_img

Adão Moura quer garantir lista atualizada de medicamentos gratuitos nas UBS de Guadalupe

O parlamentar também apresentou um indicativo voltado para a segurança de pacientes e servidores do hospital municipal e dos...

Rafael Fonteles convoca reunião com Júlio César e Marcelo Castro para cobrar lealdade e afastamento da oposição

O governador Rafael Fonteles (PT) convocou uma reunião entre o deputado federal Júlio César (PSD) e o senador Marcelo...
spot_img

Posts Recomendados