Irã tem material para várias bombas atômicas, diz agência de notícias AFP

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AIEA afirmou que o Irã tem 27 vezes mais do que o limite autorizado pelo acordo internacional de 2015, que delimita as atividades nucleares do país em troca da suspensão das sanções internacionais.

Em um relatório confidencial consultado pela agência de notícias AFP nesta segunda-feira (26), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o órgão encarregado de supervisionar o caráter pacífico do programa nuclear iraniano, afirmou que tem “preocupações crescentes” com o estado do desenvolvimento nuclear no país.

De acordo com o texto, o Irã continua com sua escalada nuclear e conta com material suficiente para fabricar várias bombas atômicas.

Segundo outro documento, de 10 de fevereiro, as reservas eram de 5.525,5 quilos, em comparação com os 4.486,8 quilos no final de outubro.

Isso é 27 vezes mais do que o limite autorizado pelo acordo internacional de 2015, que delimita as atividades nucleares do país em troca da suspensão das sanções internacionais.

Foto: Freepik

Presidente de agência pede cooperação

O diretor-geral da agência, Rafael Grossi, pediu para que o governo do Irã “coopere plenamente” com os inspetores da ONU. A relação entre as duas partes piorou nos últimos meses.

Em documentos ainda confidenciais, Grossi faz referência a “declarações públicas no Irã sobre suas capacidades técnicas de produção de armas nucleares, o que reforça as preocupações” com relação às informações do governo iraniano.

A República Islâmica nega que queira desenvolver a bomba, mas alguns políticos do país fizeram declarações preocupantes, disse uma fonte diplomática.

Fim do acordo nuclear

Em 2018, os Estados Unidos, sob iniciativa do presidente Donald Trump, se retiraram do acordo nuclear. Desde então, o Irã deixou progressivamente desrespeitar os compromissos assumidos naquele pacto.

Em 2022, houve negociações para tentar revitalizar o acordo, mas a iniciativa não foi pra frente.

Enriquecimento de urânio

O Irã rebaixou consideravelmente o limite de enriquecimento de urânio, fixado em 3,67%, o equivalente ao que se aplica nas centrais nucleares para produzir eletricidade. Agora, o país dispõe de 712,2 kg de material enriquecido em 20% e de 121,5 quilos em 60%.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em Picos, PRF apreende caminhão com carga de cocaína avaliada em mais de R$ 133 milhões

O veículo havia saído do Estado do Mato Grosso. Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior...

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio...

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...
spot_img

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...

Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas após dias de chuvas devastadoras

As fortes tempestades registradas inviabilizaram rodovias e trechos que conectam municípios; falta de comunicação dificulta ajuda Pelo quinto dia após...
spot_img

Posts Recomendados