Israel aprova cessar-fogo em Gaza; acordo começa no domingo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Acordo terá duração de seis semanas

O gabinete de Israel aprovou o acordo com o grupo militante palestino Hamas para um cessar-fogo e a libertação de reféns na Faixa de Gaza, informou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu no sábado (horário local), um dia antes do início programado do acordo.

Nas primeiras horas do sábado, depois de se reunir por mais de seis horas, o governo ratificou o acordo, disse o gabinete de Netanyahu em um comunicado.

Conforme o acordo, ao qual alguns ministros linha-dura do governo se opõem, um cessar-fogo de seis semanas deve entrar em vigor no domingo, com a primeira de uma série de trocas de reféns por prisioneiros que podem abrir caminho para o fim da guerra de 15 meses em Gaza.

A mídia informou que 24 ministros do governo de coalizão de Netanyahu votaram a favor do acordo, enquanto oito se opuseram a ele.

Foto: OMAR AL-QATTAA/AFP

Na sexta-feira, o gabinete de segurança israelense votou a favor do acordo de cessar-fogo, a primeira das duas aprovações necessárias.

A guerra entre as forças israelenses e o Hamas arrasou grande parte da Gaza fortemente urbanizada, matou mais de 46.000 pessoas e deslocou várias vezes a maior parte da população de 2,3 milhões do enclave antes da guerra, de acordo com as autoridades locais.

Se for bem-sucedido, o cessar-fogo poderá aliviar as hostilidades no Oriente Médio, onde a guerra de Gaza se espalhou para incluir o Irã e seus aliados — o Hezbollah do Líbano, os houthis do Iêmen e grupos armados no Iraque, bem como a Cisjordânia ocupada.

Na Faixa de Gaza, nesta sexta-feira, aviões de guerra israelenses mantiveram ataques pesados, e o serviço de emergência civil palestino disse que 116 palestinos, quase 60 deles mulheres e crianças, foram mortos desde que o acordo foi anunciado na quarta-feira.

Sob a primeira fase de seis semanas do acordo de três etapas, o Hamas libertará 33 reféns israelenses, incluindo todas as mulheres (soldados e civis), crianças e homens com mais de 50 anos.

Israel libertará todas as mulheres e menores de 19 anos palestinos detidos em prisões israelenses até o final da primeira fase.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo cancela Bolsa Família de mais de 1 mil candidatos eleitos nas eleições de 2024

Famílias que tem como integrantes candidatos eleitos terão o pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás suspensos a...

Justiça manda senador Ciro Nogueira desocupar terreno em Barra Grande

Procurado pela reportagem, o senador Ciro Nogueira afirmou que a decisão judicial será cumprida. O desembargador José Vidal de Freitas...

Prefeitura de Parnaíba lança inscrições do Carnaval 2025 com R$ 216 mil em prêmios

Saiba a premiação por categoria A prefeitura de Parnaíba lançou nesta sexta-feira (17) o edital do Carnaval 2025 com...

PM-PI celebra formatura de 151 policiais no Curso de Habilitação a Oficial

Durante a solenidade, foi anunciado o início de uma nova turma do Curso de Habilitação a Oficial para fevereiro...
spot_img

Escolas da rede estadual terão plantão neste fim de semana para auxiliar no processo digital de matrículas

As ações de busca ativa tiveram início nesta sexta-feira (17), com o “Dia D” de matrículas. Com a meta de...

Prefeito Júnior Nato prestigia posse de Admaelton na APPM e articula ações para o município de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, esteve presente na solenidade de posse do...
spot_img

Posts Recomendados