Israel aprova cessar-fogo em Gaza; acordo começa no domingo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Acordo terá duração de seis semanas

O gabinete de Israel aprovou o acordo com o grupo militante palestino Hamas para um cessar-fogo e a libertação de reféns na Faixa de Gaza, informou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu no sábado (horário local), um dia antes do início programado do acordo.

Nas primeiras horas do sábado, depois de se reunir por mais de seis horas, o governo ratificou o acordo, disse o gabinete de Netanyahu em um comunicado.

Conforme o acordo, ao qual alguns ministros linha-dura do governo se opõem, um cessar-fogo de seis semanas deve entrar em vigor no domingo, com a primeira de uma série de trocas de reféns por prisioneiros que podem abrir caminho para o fim da guerra de 15 meses em Gaza.

A mídia informou que 24 ministros do governo de coalizão de Netanyahu votaram a favor do acordo, enquanto oito se opuseram a ele.

Foto: OMAR AL-QATTAA/AFP

Na sexta-feira, o gabinete de segurança israelense votou a favor do acordo de cessar-fogo, a primeira das duas aprovações necessárias.

A guerra entre as forças israelenses e o Hamas arrasou grande parte da Gaza fortemente urbanizada, matou mais de 46.000 pessoas e deslocou várias vezes a maior parte da população de 2,3 milhões do enclave antes da guerra, de acordo com as autoridades locais.

Se for bem-sucedido, o cessar-fogo poderá aliviar as hostilidades no Oriente Médio, onde a guerra de Gaza se espalhou para incluir o Irã e seus aliados — o Hezbollah do Líbano, os houthis do Iêmen e grupos armados no Iraque, bem como a Cisjordânia ocupada.

Na Faixa de Gaza, nesta sexta-feira, aviões de guerra israelenses mantiveram ataques pesados, e o serviço de emergência civil palestino disse que 116 palestinos, quase 60 deles mulheres e crianças, foram mortos desde que o acordo foi anunciado na quarta-feira.

Sob a primeira fase de seis semanas do acordo de três etapas, o Hamas libertará 33 reféns israelenses, incluindo todas as mulheres (soldados e civis), crianças e homens com mais de 50 anos.

Israel libertará todas as mulheres e menores de 19 anos palestinos detidos em prisões israelenses até o final da primeira fase.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula sobre fraudes no INSS: “Se tiver filho meu envolvido, será investigado”

Declaração ocorre após nova fase de operação da PF que apura desvios bilionários. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Mesa Diretora da Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (18/12) pela Mesa Diretora da Câmara A decisão foi comunicada no fim da...

Carne feita em impressora 3D: projeto cria proteína sem abate animal

Desenvolvida pelo SENAI CIMATEC, na Bahia, a carne cultivada em laboratório promete reduzir impactos ambientais e ampliar as opções...

“Sou prefeito do PT, mas meu voto é para Ciro Nogueira”, diz gestor de Cajueiro da Praia; veja o vídeo

"Nosso compromisso é com a população e sempre que chegamos em uma cidade como Cajueiro da Praia e recebemos...
spot_img

Justiça Eleitoral cassa mandato da prefeita de Pimenteiras por abuso de poder político

Foi determinada a cassação dos diplomas de Lúcia Lacerda e do vice-prefeito, José de Oliveira Neto. A prefeita de Pimenteiras,...

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja como se cadastrar

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo...
spot_img

Posts Recomendados