Já são 5 os casos de cura do vírus da aids em todo o mundo; entenda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pacientes receberam transplante de medula óssea de doadores com mutação rara, resistente ao HIV

Médicos do Hospital Universitário de Dusseldorf, na Alemanha, anunciaram nesta semana a cura do vírus da aids em um paciente. Este foi o 5º caso registrado até o momento em todo o mundo.

Trata-se de um homem de 53 anos. Ele tinha HIV tipo 1 e fazia tratamento para leucemia. Entrou em remissão para o vírus depois de um transplante de medula óssea. Eis a íntegra do estudo publicado na revista científica Nature Medicine (8 MB).

Divulgação

Segundo o relatório, a cura do HIV se deu quando o “paciente de Dusseldorf”, que teve sua identidade preservada, recebeu células-tronco de um doador com genética resistente ao vírus. O mesmo aconteceu nos 4 casos anteriores.

O homem foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda em 2011. Seis meses depois, iniciou o tratamento padrão contra o vírus da aids, com a administração de um coquetel de medicamentos, a maioria retrovirais.

Em 2013, para conter o avanço do câncer, o paciente recebeu um transplante de medula óssea. O médico Guido Kobbe, que liderou o tratamento, explicou que “desde o início, o objetivo do transplante era controlar tanto a leucemia quanto o vírus HIV”.

Nesse sentido, a equipe médica procurou por um doador que tivesse uma mutação genética rara, que tornaria o paciente geneticamente resistente à maioria das variantes do HIV, interrompendo a replicação viral.

Cinco anos depois do transplante, para se certificarem que o paciente tinha se tornado resistente ao vírus da aids, os médicos suspenderam os medicamentos. Foi então que eles verificaram que o homem não apresentava mais traços do HIV que pudessem provocar uma infecção e tinha níveis decrescentes de anticorpos específicos da doença.

Quatro anos depois da interrupção do tratamento analítico, a ausência de rebote viral e a ausência de correlatos imunológicos da persistência do antígeno HIV-1 são fortes evidências de cura do HIV-1”, escreveram os cientistas.

Apesar de a abordagem ser considerada promissora e replicável, ela não foi bem-sucedida em vários outros pacientes.

Também há uma discussão na comunidade científica em torno do risco de afirmar que o paciente está realmente curado do vírus da aids. Isto porque o HIV pode permanecer “escondido” nas células imunológicas por anos, e os métodos disponíveis para detectá-los são limitados, afirmaram as infectologistas Sharon Lewin e Jennifer Zerbato em artigo publicado na revista científica The Lancet em 2020.

OUTROS CASOS

  • 2009 – Timothy Ray Brown, chamado de “paciente de Berlim”, foi a 1ª pessoa considerada curada do HIV. Morreu em 2020 vítima de um câncer, mas já não vivia com o vírus desde 2012;
  • 2019 – Adam Castillejo, o “paciente de Londres”;
  • 2022 – os 3º e 4º casos foram uma mulher e um homem, que tiveram suas identidades preservadas.

Por FERNANDA BASSI – Poder 360

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil

O estado é um dos mais avançados na implantação da Unidade Gestora Única. A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) recebeu, nessa...

Processos por racismo no Brasil saltam de 150 para 4,2 mil em quatro anos

Em 2020, foram 150 processos de racismo, injúria ou intolerância racial. Em 2023, 3.915. E até agosto de 2024,...

São João dos Patos Urgente: Homem é assassinado a tiros

A vítima, residente no povoado Lagoa do Tabuleiro, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Na noite desta quarta-feira...

Detrans fazem alerta sobre ‘golpe da CNH’ por SMS; saiba como se proteger

Mensagem diz que a carteira de habilitação está com suspensão em andamento e que, para evitar o bloqueio, a...
spot_img

Senador Ciro Nogueira comemora aprovação de projeto que destrava recursos para o Piauí

Nova medida concede transparência na autoria do recurso e sua destinação. O senador Ciro Nogueira (PP-PI), comemorou em suas redes...

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será adiantada

MDS divulgou nota desmentindo que haverá dois pagamentos do Bolsa Família em dezembro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,...
spot_img

Posts Recomendados