Jair Bolsonaro afirma que vacina “não é de nenhum governador”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente reforçou ainda que, se depender dele, a vacinação não será obrigatória no Brasil.

Em recado ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na manhã de hoje que a vacina —em referência à CoronaVac, do Instituto Butantan (SP) — contra a covid-19 “é do Brasil”.

Rival político do chefe do governo federal, o tucano protagonizou ontem um evento em SP que marcou o início simbólico da vacinação no país —contrariando o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Visivelmente irritado com a postura de Doria, o ministro Eduardo Pazuello o acusou de deslealdade e de promover uma “jogada de marketing” que estaria “em desacordo com a lei”.

“Apesar da vacina… Apesar não, né. A Anvisa aprovou, não tem o que discutir mais. Havendo disponibilidade no mercado, a gente vai comprar e vai atrás de contratos que fizemos também que era para ter chegado aqui. Então, está liberada a aplicação no Brasil. E a vacina é do Brasil, não é de nenhum governador, não. É do Brasil”, declarou Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, nesta manhã.

Para o presidente da República, a “vacina é para quem não pegou ainda”. Ele também voltou a defender o “tratamento precoce” (com medicamentos como a hidroxicloroquina, que não tem comprovação científica quanto ao sucesso no combate ao coronavírus) e contestar a eficácia do imunizante, comparando-o com “jogar uma moedinha para cima”.

“Não desisto do tratamento precoce. Não desisto. A vacina é para quem não pegou ainda. E essa vacina é 50% de eficácia. Jogar uma moedinha para cima, é 50% de eficácia.”

“E o tratamento precoce, mais uma prova que dá certo, é que, em questão de poucos meses, nós éramos um país que tinha mais mortes por milhão de habitantes. Agora estamos, se não me engano, em 25º lugar. Só tem uma explicação.”

Bolsonaro reforçou ainda que, se depender dele, a vacinação não será obrigatória no país. “No que depender de mim, não será obrigatória. É uma vacina emergencial. 50% de eficácia. Algo que ninguém sabe ainda se teremos efeitos colaterais ou não.”.

Com informações da UOL

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito de Guadalupe participa de posse do novo presidente da APPM e avança em pautas com Júlio César

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, esteve presente na solenidade de posse do...

MDS antecipa pagamento do Bolsa Família à população atingida pelas chuvas em Picos

O pagamento será feito a todos os beneficiários no dia 20 de janeiro, próxima segunda-feira. O Ministério do Desenvolvimento e...

FPM pode aumentar 1,5% em março, diz deputado Júlio César em evento na APPM

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado federal Júlio César (PSD) destacou, durante um evento realizado na sede...

Guadalupe e mais 23 municípios do Piauí irão receber o sinal da TV Assembleia

A ampliação será viabilizada pelo Programa Brasil Digital a fim de fortalecer a radiodifusão pública. Por Leônidas Amorim - Colunista...
spot_img

Combustível deve ficar mais caro em fevereiro por conta do ICMS

De acordo com o Comitê de Política Fazendária, preço da gasolina e do etanol deve subir de R$ 0,10...

Semáforos de Teresina ficarão piscando em amarelo durante a madrugada

Medida foi testada na Avenida Marechal Castelo Branco. A partir de hoje, alguns semáforos de Teresina ficarão piscando em amarelo...
spot_img

Posts Recomendados