Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

“Janeiro Seco”: por que reduzir o álcool o ano todo é importante para a saúde

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Profissional explica que não há dose segura no consumo da bebida para o organismo, por isso o compromisso de diminuir a ingestão deve ser constante

Também conhecida como Dry January, a campanha batizada de Janeiro Seco é marcada pela ideia de iniciar o ano sem a ingestão de álcool. No entanto, o compromisso de evitá-lo precisa ser constante, uma vez que não há dose segura da bebida para consumo.

Segundo o oncologista Ramon Andrade de Melo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, entre os principais perigos do álcool, há destaque para o câncer. “Bebê-lo não significa que você definitivamente terá câncer, mas o risco é maior quanto mais álcool você bebe”, comenta.

THINKSTOCK

Ainda segundo o médico, os diagnósticos localizados na cabeça, no pescoço, colo retal, fígado e mama são os mais associados ao hábito.

“Todos os tipos de álcool aumentam o risco de câncer, já que é o próprio álcool que causa danos, mesmo em pequenas quantidades. Portanto, quanto mais você reduzir o consumo de álcool, mais poderá reduzir o risco de câncer. Beber menos também traz muitos outros benefícios à saúde, como reduzir o risco de acidentes, de pressão alta e de doenças do fígado”, afirma.

“Além de ser uma substância inflamatória, também pode causar estresse oxidativo nas células, o que também pode ser uma causa do desenvolvimento de câncer”, acrescenta.

Alteração nos hormônios

O profissional também explica que outro mecanismo pelo qual o álcool é associado ao câncer diz respeito as alterações nos hormônios.

“O álcool pode aumentar os níveis de alguns hormônios em nossos corpos, como estrogênio e insulina. Os hormônios são mensageiros químicos, e níveis mais altos de estrogênio e insulina podem fazer com que as células se dividam com mais frequência. Isso aumenta a chance de que o câncer se desenvolva”, diz.

As consequências, segundo ele, não apresentam relação direta com a ressaca, então, ainda que alguns truques funcionem para minimizar os efeitos diretos e visíveis do álcool, eles não revertem os danos causados pelo consumo.

Ramon argumenta que o risco é ainda maior quando o alcoolismo também está vinculado ao tabagismo. “Pessoas que fumam e também bebem álcool têm maior risco de câncer de boca e garganta superior. Tabaco e álcool quando usados ​​juntos aumentam o risco de câncer, já que o efeito combinado causa maiores danos às células”, conta.

“O álcool pode alterar como os produtos químicos tóxicos da fumaça do tabaco são decompostos no corpo, tornando-os ainda mais prejudiciais”, acrescenta.

Alternativas para abandonar o vício

Por fim, Andrade adiciona que vencer um vício não é fácil, por isso a ajuda profissional é sempre a mais indicada. “Consultar um médico ou terapeuta especializado em dependência de álcool pode ajudar a criar um plano de desintoxicação e recuperação. Oriento também evitar situações de tentação, identificando e evitando ambientes e situações associadas ao consumo de álcool”.

“Uma boa estratégia também é encontrar substitutos saudáveis, como praticar exercícios físicos, participar de hobbies, ou socializar em ambientes não relacionados ao álcool. Ter uma alimentação balanceada e dormir o suficiente também é fundamental. Além disso, é fundamental beber bastante água e outras bebidas não alcoólicas. Em alguns casos, participar de grupos de apoio e considerar o uso de medicamentos são ações que também podem ajudar”, conclui.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Desejo sucesso a todos que estão concorrendo às 173 vagas”, diz Jesse James sobre concurso de Guadalupe com 9.167 inscritos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O concurso público da Prefeitura Municipal de Guadalupe, que oferta 173 vagas para...

Produtores familiares do Piauí exportam algodão orgânico para mercado francês

Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense vêm desenvolvendo uma produção diferenciada de algodão orgânico certificado, matéria-prima de tênis...

Estudo descobre que dormir demais aumenta o risco de morte. Saiba porquê

Estudos recentes indicam que dormir mais de nove horas pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de morte....

Ministro Wellington Dias participa da divulgação do Mapa da Fome no mundo nesta segunda-feira na Etiópia

Publicação da FAO e da ONU apresenta panorama atualizado da insegurança alimentar no mundo; ministro participa do lançamento e...
spot_img

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, revela Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o levantamento, a taxa de mortes violentas no estado ficou abaixo da média nacional no ano de 2024. Mais...

Produtores de mel piauienses buscam novos mercados em meio ao tarifaço do presidente americano

O Grupo Sama, um dos maiores exportadores do país, anunciou que está abrindo novas rotas comerciais, especialmente na Europa...
spot_img

Posts Recomendados