Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

“Janeiro Seco”: por que reduzir o álcool o ano todo é importante para a saúde

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Profissional explica que não há dose segura no consumo da bebida para o organismo, por isso o compromisso de diminuir a ingestão deve ser constante

Também conhecida como Dry January, a campanha batizada de Janeiro Seco é marcada pela ideia de iniciar o ano sem a ingestão de álcool. No entanto, o compromisso de evitá-lo precisa ser constante, uma vez que não há dose segura da bebida para consumo.

Segundo o oncologista Ramon Andrade de Melo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, entre os principais perigos do álcool, há destaque para o câncer. “Bebê-lo não significa que você definitivamente terá câncer, mas o risco é maior quanto mais álcool você bebe”, comenta.

THINKSTOCK

Ainda segundo o médico, os diagnósticos localizados na cabeça, no pescoço, colo retal, fígado e mama são os mais associados ao hábito.

“Todos os tipos de álcool aumentam o risco de câncer, já que é o próprio álcool que causa danos, mesmo em pequenas quantidades. Portanto, quanto mais você reduzir o consumo de álcool, mais poderá reduzir o risco de câncer. Beber menos também traz muitos outros benefícios à saúde, como reduzir o risco de acidentes, de pressão alta e de doenças do fígado”, afirma.

“Além de ser uma substância inflamatória, também pode causar estresse oxidativo nas células, o que também pode ser uma causa do desenvolvimento de câncer”, acrescenta.

Alteração nos hormônios

O profissional também explica que outro mecanismo pelo qual o álcool é associado ao câncer diz respeito as alterações nos hormônios.

“O álcool pode aumentar os níveis de alguns hormônios em nossos corpos, como estrogênio e insulina. Os hormônios são mensageiros químicos, e níveis mais altos de estrogênio e insulina podem fazer com que as células se dividam com mais frequência. Isso aumenta a chance de que o câncer se desenvolva”, diz.

As consequências, segundo ele, não apresentam relação direta com a ressaca, então, ainda que alguns truques funcionem para minimizar os efeitos diretos e visíveis do álcool, eles não revertem os danos causados pelo consumo.

Ramon argumenta que o risco é ainda maior quando o alcoolismo também está vinculado ao tabagismo. “Pessoas que fumam e também bebem álcool têm maior risco de câncer de boca e garganta superior. Tabaco e álcool quando usados ​​juntos aumentam o risco de câncer, já que o efeito combinado causa maiores danos às células”, conta.

“O álcool pode alterar como os produtos químicos tóxicos da fumaça do tabaco são decompostos no corpo, tornando-os ainda mais prejudiciais”, acrescenta.

Alternativas para abandonar o vício

Por fim, Andrade adiciona que vencer um vício não é fácil, por isso a ajuda profissional é sempre a mais indicada. “Consultar um médico ou terapeuta especializado em dependência de álcool pode ajudar a criar um plano de desintoxicação e recuperação. Oriento também evitar situações de tentação, identificando e evitando ambientes e situações associadas ao consumo de álcool”.

“Uma boa estratégia também é encontrar substitutos saudáveis, como praticar exercícios físicos, participar de hobbies, ou socializar em ambientes não relacionados ao álcool. Ter uma alimentação balanceada e dormir o suficiente também é fundamental. Além disso, é fundamental beber bastante água e outras bebidas não alcoólicas. Em alguns casos, participar de grupos de apoio e considerar o uso de medicamentos são ações que também podem ajudar”, conclui.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gedison Alves e Maurício Moreira seguem no cargo em Marcos Parente após decisão favorável da Justiça Eleitoral

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O juiz Breno Borges Brasil, da 46ª Zona Eleitoral de Guadalupe/PI, julgou improcedente...

Hidrovia do Rio Parnaíba com rota entre Uruçuí, Guadalupe, Teresina e Luís Correia receberá R$ 995 milhões em investimentos

924 km de extensão. Foi assinada na tarde desta quarta-feira (6) na Esplanada dos Ministérios a resolução que garante a...

Contratos com Alok, Natanzinho e Hungria geram ação contra prefeito de Cocal por uso indevido de verba

Por Gleison Fernandes. O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Cocal, ingressou com...

Governador pede a Lula medidas contra tarifaço que pode tirar R$ 233 mi do Piauí

Em encontro com o presidente Lula (PT) nesta terça-feira (5), o governador Rafael Fonteles (PT) defendeu que o Governo...
spot_img

PSD de Júlio César cobra fidelidade da base governista na eleição para senador

O partido é a favor de punição para os infiéis A cúpula estadual do PSD está exigindo fidelidade aos partidos...

Campanha coleta DNA de familiares para identificar desaparecidos no Piauí

O Piauí participa da 3ª Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, que segue até...
spot_img

Posts Recomendados