Japão faz pouso lunar histórico de robô “sniper” explorador; veja como foi

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O explorador robótico conhecido como “Moon Sniper” carrega uma nova tecnologia de precisão para demonstrar um pouso “pontual”

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) fez um pouso lunar histórico nesta sexta-feira (19). O pouso do explorador robótico Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) foi completado com sucesso após uma manobra que durou cerca de 20 minutos. A operação foi transmitida ao vivo pela internet.

Japão chega na Lua em missão espacial

Com o pouso desta sexta, o Japão se tornou o terceiro país a colocar um veículo espacial na Lua neste século. Na história da exploração lunar, é o quinto país a realizar o feito. De acordo com a JAXA, com o sucesso do pouso, o leve módulo de aterrissagem SLIM poderá ser um projeto eficaz que poderá aterrissar não apenas em pequenas áreas de interesse na Lua, mas também em planetas como Marte.

Confira como foi o pouso lunar da missão SLIM

Para o pouso, que pode ser acompanhado no vídeo acima, foi utilizado um explorador robótico conhecido como “Moon Sniper”, que carrega uma nova tecnologia de precisão para demonstrar um pouso “pontual”. Já o local de alunissagem, ou seja, escolhido para o pouso, foi dentro de uma planície lunar chamada Mar do Néctar, logo ao sul do Mar da Tranquilidade, onde a Apollo 11 pousou em 1969.

As missões lunares anteriores conseguiram atingir e alcançar zonas específicas que se estendem por muitos quilômetros, mas o módulo de aterragem SLIM terá como alvo um local de aterragem que se estende por apenas 100 metros.

Dando início a uma nova corrida espacial, vale mencionar que a Índia tornou-se o quarto país – depois dos Estados Unidos, da antiga União Soviética e da China – a executar uma aterragem controlada na Lua quando a sua missão Chandrayaan-3 chegou perto do polo sul lunar em Agosto.

Além disso, o primeiro módulo lunar dos EUA a ser lançado em cinco décadas, a espaçonave Peregrine da Astrobotic Technology – teve um fim violento no começo do mês, depois que um vazamento crítico de combustível tornou fora de questão o pouso seguro na Lua.

Parte da motivação por trás da nova corrida espacial lunar é o desejo de acessar água presa como gelo em regiões permanentemente sombreadas no polo sul lunar. Poderia ser usado para beber água ou combustível à medida que a humanidade ultrapassa os limites da exploração espacial no futuro. Esta região está repleta de crateras e repleta de rochas, levando a locais de pouso estreitos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

SEINFRA realiza obras de tapa-buracos no Planalto Sambaíba e desobstrução em ruas de Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início a mais duas obras de reparo com o...

Ex-secretário de Administração do governo Dr. Pessoa terá que devolver R$ 10 milhões aos cofres públicos

A Segunda Câmara Virtual do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) acatou, por unanimidade, o teor de representação...

TRE do Paraná marca para 1º de abril julgamento que pode cassar Sérgio Moro

Anteriormente, o tribunal havia anunciado que a posse do novo desembargador José Rodrigo Sade ocorrerá em 6 de março. O...

Quem mudou de lado será julgado pela população, diz Ciro Nogueira sobre ex-aliados

Eleições 2024. Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (22), o senador Ciro Nogueira (PP) criticou a adesão de...
spot_img

Marcelo Castro diz que reeleição foi um ‘equívoco’ e defende mandato de 5 anos para o Executivo

Segundo o parlamentar, a expectativa é apresentar ao colégio de líderes as principais mudanças sugeridas ao projeto original da...

Câmara de Jerumenha faz abertura do ano legislativo com aprovação de projetos

Na abertura do ano legislativo, foram aprovados projetos importantes: reajuste salarial para servidores proposto pelo executivo, isenção de taxas...
spot_img

Posts Recomendados