Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
O município de Jerumenha voltou a participar do Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, neste sábado, 14 de junho. A ação contemplou mais 15 pacientes da cidade, resultado de um cadastro remanescente do mutirão promovido em 2024.
Os pacientes, oriundos da sede de Jerumenha e das localidades rurais Barra do Lance, Extrema e Artur Passos, já haviam passado por triagem no mês de maio. O secretário municipal de Saúde, Marcos Rocha, acompanhou o grupo durante todo o atendimento.

Segundo Marcos Rocha, a seleção dos pacientes ocorreu por meio de encaminhamentos e avaliações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A logística para o deslocamento e suporte aos pacientes, incluindo transporte e alimentação, foi assegurada pela gestão do prefeito Júnior Nato.
“O município tem garantido, desde os primeiros mutirões realizados pela Sesapi, toda a estrutura necessária para que a população possa ter acesso a esse importante serviço de saúde. Muitas pessoas de Jerumenha já foram beneficiadas com esse atendimento oftalmológico especializado”, ressaltou o secretário.
O mutirão é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com o objetivo de reduzir a fila de espera por cirurgias de catarata no Piauí. Além dos procedimentos cirúrgicos, a ação inclui consultas oftalmológicas e exames pré e pós-operatórios..
Confira as imagens




