Jornal diz que Trump planeja ataque ao Irã, mas equipe busca impedir intervenção militar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente dos EUA se reunirá com assessores e ainda não tomou decisão final. Vice está entre os que defendem a via diplomática, segundo o ‘The Wall Street Journal’.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caminha para autorizar um ataque ao Irã, segundo revelou o jornal “The Wall Street Journal” nesta segunda-feira (12), com base em relatos de autoridades americanas. Ao mesmo tempo, integrantes do alto escalão da Casa Branca tentam convencê-lo a priorizar uma solução diplomática.

Nos últimos dias, Trump tem dado sinais de que os EUA podem interferir na onda de protestos que avança no Irã. Desde o fim de dezembro, milhares de pessoas marcham nas principais cidades do país contra o regime do aiatolá Ali Khamenei.

Andrew Harnik/Getty Images

No sábado (10), o presidente norte-americano afirmou que o Irã está “buscando a liberdade” e disse que os Estados Unidos “estão prontos para ajudar”. No dia seguinte, declarou que considera “opções muito fortes” em relação ao país.

Segundo o WSJ, a Casa Branca avalia uma proposta de última hora para que o Irã negocie um acordo sobre o programa nuclear, visando impedir o desenvolvimento de uma bomba atômica. O tema esteve no centro da guerra entre Israel e Irã em junho de 2024, encerrada após um ataque norte-americano.

O jornal informou que, desta vez, integrantes do alto escalão do governo dos EUA defendem que Trump negocie com Teerã antes de autorizar uma operação militar. O vice-presidente J.D. Vance está entre os assessores que tentam convencer o presidente a apostar primeiro na diplomacia.

Trump deve se reunir com auxiliares na terça-feira (13) para discutir as opções em relação ao Irã. Segundo o WSJ, o presidente ainda não tomou uma decisão final e, apesar de estar inclinado a uma ação militar, pode mudar de posição.

Autoridades ouvidas pelo jornal afirmaram que uma das possibilidades em discussão é atacar o Irã e, depois, negociações. Parte da equipe teme que uma ofensiva militar alimente a narrativa de que Estados Unidos e Israel estariam organizando secretamente os protestos no país.

Nesta segunda-feira, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Trump prefere uma solução diplomática, mas “não tem medo” de usar a força militar.

“O que se ouve publicamente do regime iraniano é bastante diferente das mensagens que o governo recebe em privado, e acho que o presidente tem interesse em analisar essas mensagens”, disse ela.
O governo do Irã disse que continua aberto a conversa com os Estados Unidos, mas ameaçou atacar bases americanas no Oriente Médio se for alvo de um bombardeio.

Os protestos no Irã já deixaram mais de 600 mortos, segundo dados de organizações de direitos humanos. Mais de 10 mil pessoas foram presas. O governo ordenou o corte da internet em meio às manifestações, isolando o país.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado...

Mesmo com enquete favorável à avenida, GuadaFolia 2026 será no Balneário por questão de estrutura, explica o prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta terça-feira, 27 de janeiro, que...

PT confirma Vinícius Dias fora da disputa pela vice; anúncio sairá após Carnaval

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí, deputado Fábio Novo, confirmou que o médico Vinícius Dias, filho...

Senar Piauí marca presença no lançamento do Programa de Apoio ao Agricultor em Geminiano

Presidente do Sistema Faepi Senar Piauí e deputado federal Júlio César reforça compromisso com a valorização da agricultura e...
spot_img

Fornecedores que atrasarem entrega de medicamentos à rede municipal serão punidos, diz presidente da FMS

A presidente da FMS afirmou que a situação se arrasta desde 2019. Os fornecedores da Fundação Municipal de Saúde (FMS)...

Adolescente morre após ingerir líquido armazenado em garrafa pet em Bertolínia

Jovem de 15 anos passou mal, foi socorrido ao hospital, mas não resistiu; caso será investigado. Um adolescente de 15...
spot_img

Posts Recomendados