Jornal Nacional: irregularidade no período chuvoso provoca ‘seca verde’ no Piauí; entenda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A seca também preocupa em outros 415 municípios da região Nordeste. Na Paraíba, 118 municípios decretaram emergência por causa da estiagem; 28 estão racionando água.

Municípios de três estados da região Nordeste estão em situação de emergência por causa da seca, em um período normalmente seria de chuva.

Os pés de milho já deveriam estar prontos para colheita.

“Precisa da água para poder criar esse carocinho de milho, o caroço. Aí tem que chover bem para encher até aqui nessa pontinha. Pode chover, mas não tem mais salvação não”, diz o agricultor Francisco Luís Pereira.
Essa irregularidade no período chuvoso em algumas regiões do Piauí acabou provocando um fenômeno conhecido como “seca verde”. Apesar da lavoura estar verdinha, não há umidade o bastante no solo para sustentar a produção agrícola. Desde janeiro de 2025 não chove com regularidade em Santa Cruz do Milagres, na região centro-norte do Piauí. Segundo o Monitor de Secas, há oito anos, o Piauí não enfrentava uma estiagem tão severa em plena estação das chuvas.

Divulgação

“Todos estão sendo impactados, principalmente os agricultores, famílias do nosso município, que as lavouras estão 80%, 90% perdidas”, afirma Francisco Lima, secretário de agricultura.
A seca também preocupa em outros 415 municípios da região Nordeste. Na Paraíba, 118 municípios decretaram emergência por causa da estiagem; 28 estão racionando água. Em oito, o abastecimento foi paralisado. Na Bahia, a seca devastou plantações; 74 municípios sofrem com a falta de chuva, impactando quase 3 milhões de pessoas.

“Eu tinha 15 mil pés de tomate ali, perdi por completo, por falta de água e a temperatura alta. O prejuízo aqui já vai passando de R$ 16 mil”, lamenta o agricultor Francisco Casusa Lopes.

No Piauí, os efeitos da seca atingem 129 cidades. Em Fartura, o maior reservatório já não faz mais jus ao nome da cidade.

Nos últimos sete anos, tinha água, abastecia aquela caixa d’água e jogava para a cidade. Ajudava bastante. Mas agora se encontra 100% seca”, diz Josiano Calixto, procurador do município de Fartura.
“Um sentimento de tristeza, de ver a gente plantar com todo o esforço, carinho, e aí ver assim tudo perdido, acabado. A gente fica mesmo com o coração partido”, lamenta a agricultora Valdineide Maciel.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...

DENÚNCIA: Lobista de sentenças fez repasses à faculdade da família do governador Rafael Fonteles e a novo desembargador

Instituição de ensino gerida pela mãe do governador diz que valores recebidos dizem respeito a patrocínio de evento; procurados,...

Gestão Lula caminha para terminar mandato com dívida maior que a prevista

O arcabouço fiscal, não conteve o avanço das despesas obrigatórias. O presidente Lula (PT) caminha para encerrar o mandato com...
spot_img

STF tem placar de 3 votos a 0 contra marco temporal

Cristiano Zanin registrou seu voto em plenário virtual O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou mais um voto pela inconstitucionalidade do marco...

Deputado do PT diz que Zezé Di Camargo precisa de “tratamento psiquiátrico”; entenda o caso

O cantor sertanejo Zezé Di Camargo criticou a emissora e as filhas de Silvio Santos após Lula comparecer ao...
spot_img

Posts Recomendados