Jornalista Miriam Leitão avalia que responsabilidade sobre os ataques terroristas aos Poderes começa com Bolsonaro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No podcast O Assunto, a jornalista diz que a lista de responsáveis pelo dia 8 de janeiro é maior que os bolsonaristas radicais que depredaram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Em conversa com Natuza Nery no episódio #875 do podcast O Assunto, a jornalista Miriam Leitão avalia os ataques terroristas de bolsonaristas radicais aos 3 Poderes, e comenta as consequências deste dia 8 de janeiro. Fica evidente, avalia Miriam, que “é preciso punir quem está financiando todo esse movimento golpista que vem de muito tempo antes, mas que se acentuou a partir da derrota de Jair Bolsonaro”. Ouça acima.

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Na opinião da jornalista, há uma lista de responsáveis a serem punidos para além dos golpistas que estavam em Brasília. “Ela começa com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que nos últimos quatro anos construiu esse cenário com o seu golpismo insistente, diário, declarado e que jamais foi punido.”

“Eles estão sendo financiados há dois meses, pelo menos. São os mesmos financiadores, são os mesmos manifestantes. Eu estou em Brasília e os encontrei em bons hotéis, vi que toda a estrutura estava muito bem montada”, relata.

Miriam Leitão alerta também para a falha das inteligências de segurança, que poderiam ter evitado os ataques e depredações ao fazer o básico: proteger o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. E adiciona: “Era fácil isolar aquele área e isso não foi feito pelas forças de segurança do Distrito Federal”.

“A polícia do Distrito Federal já deu várias demonstrações antes de conivência com os atos anteriores. Demorou muito a agir, demorou muito a pedir prisão, as pessoas já tinham fugido, então, essa bolsonarização dos órgãos de segurança estava muito clara aqui em Brasília”, observa.

A jornalista também lembra que a polícia do DF é a mais bem paga do país e paga, inclusive, por cofres federais, “exatamente porque aqui tem a sede dos 3 Poderes e tem todo o corpo diplomático”.

Miriam Leitão classifica que existe crime “por ação ou omissão” por parte do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e do governador afastado do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB). “Durante todo o período que ele [Anderson Torres] foi ministro, ele deixou claro que além das suas funções de ministro do estado, ele era um bolsonarista militante”, lembra.

A responsabilização sobre o que aconteceu em Brasília recai também sobre o ministro da Defesa José Múcio, que, como reforça a jornalista, fez uma “avaliação absolutamente equivocada” em relação aos manifestantes que passaram meses em frentes aos quartéis. Ela ainda alerta para o “golpismo” em setores das Forças Armadas.

A lista de objetos danificados tem documentos, mesas, cadeiras, obras de arte, computadores e outros equipamentos eletrônicos. Como bem descreve Miriam, “os símbolos dos 3 Poderes foram profanados por pessoas completamente fora de controle, vândalos, terroristas que quebraram e destruíram o patrimônio público.”

Por g1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 55 milhões; veja os números

As apostas podem ser feitas até as 19h no dia do sorteio, em lotéricas, na internet ou no aplicativo...

Rafael Fonteles anuncia novas obras do OPA para Floriano em 2025

As intervenções promoverão melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana, beneficiando a população. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)...

Guadalupe alcança nota máxima em alfabetização, conquista o Selo Ouro e prefeita Neidinha celebra o resultado

O município de Guadalupe alcançou a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conquistando...

WhatsApp lança recurso que transforma áudios em mensagens de texto

A Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição...
spot_img

Júlio César irá se reunir novamente com Rafael Fonteles para reforçar o desejo de mais espaços para o PSD

‘Queremos que o governador raciocine matematicamente’  Presidente do PSD no Piauí, o deputado federal Júlio César revelou que vai se...

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Dados da CPT mostram que 82,6% das vítimas são negras Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da...
spot_img

Posts Recomendados