Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Júlio César diz que aumento do FPM será crucial para salvar municípios da crise

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A PEC que aumenta em um ponto percentual os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) arrecadados pelo governo durante o mês de setembro.

A Câmara dos Deputados concluiu na última quarta (6), a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/17, que aumenta em um ponto percentual os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) arrecadados pelo governo. A medida, de acordo com o Deputado Federal Júlio César (PSD), será crucial para auxiliar os municípios no mês de setembro, período em que o repasse federal cai drasticamente.

Deputado Júlio César

O FPM é arrecadado pelo governo federal através do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em setembro com o aumento da restituição para o contribuinte do IR, o repasse cai. De acordo com Júlio César a medida chega para corrigir o equívoco.

“Aprovamos a PEC 391, esta PEC que destina ainda mais 1% para os municípios brasileiros, tem o 1% de julho e o 1% de dezembro, agora aprovamos para o mês de setembro. Durante o mês cai a receita da união com a maior restituição do imposto de renda, consequentemente cai a receita dos municípios. Para compensar essa queda do FPM relatamos esse projeto. Quase a unanimidade da casa aprovou o projeto, talvez na próxima semana a matéria deve ser promulgada, parabéns aos prefeitos e o povo brasileiro que tem uma grande dependência da boa gestão dos prefeitos do Brasil”, relatou o parlamentar.

O relator da proposição, deputado Júlio César (PSD-PI), prevê a liberação de R$ 59,1 bilhões aos municípios nos próximos quatro anos.

“O projeto é totalmente constitucional e ajuda no equilíbrio do pacto federativo, ao garantir maior equilíbrio das contas em um mês que, historicamente, apresenta forte queda nos repasses. Após promulgação, o depósito da nova quantia já deve começar a ser feito em 2022, sempre no mês de setembro”, explica o parlamentar.

De autoria do Senado, a matéria foi aprovada por 456 votos a 3, e irá à promulgação.

Percentuais

Atualmente, de 49% da arrecadação total do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), 22,5 pontos percentuais ficam com as cidades por meio do FPM. Com a PEC, passam a ser 23,5 pontos percentuais, aumentando o repasse global de 49% para 50% da arrecadação.

O texto prevê um aumento gradativo nos quatro primeiros anos da vigência da futura emenda constitucional. Nos dois primeiros anos, o repasse a mais será de 0,25 ponto percentual. No terceiro ano, de 0,5 ponto percentual; e do quarto ano em diante, de 1 ponto percentual.Se a proposta for promulgada ainda este ano, os novos repasses começarão em 2022.“A medida pode suavizar os efeitos da crise que se abateu no Brasil e nas finanças dos municípios, já que a queda de arrecadação não é acompanhada pela redução de despesas obrigatórias”, declara Júlio César. Ele estima que, em 2023, o total a mais a repassar será de R$ 1,5 bilhão.

Estados

Os demais beneficiados por essas transferências constitucionais são os estados, por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE); e os bancos federais regionais, para aplicação em projetos de desenvolvimento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Com esse novo montante a ser repassado, os beneficiados por essas transferências constitucionais são os estados, por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE); e os bancos federais regionais, que deverão aplicar em projetos de desenvolvimento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Por Tarcio Cruz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Equipe técnica da Educação Infantil de Guadalupe fortalece formação em seminário da UNDIME-PI

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nos dias 24 e 25 de abril, a equipe da Educação Infantil de...

“Eu vou enfrentar quem tiver que enfrentar”, diz prefeito de Parnaíba e anuncia obras

O prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel de Brito (Progressistas) em visita ao grupo Cidade Verde, na manhã desta sexta-feira...

Alunos são expulsos de escola em Floriano após colocarem tadalafila em suco de colega

Dois alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Calisto Lôbo, em Floriano (PI), foram desligados da instituição...

Lirton Nogueira Santos é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí

Por Gleison Fernandes. O juiz Lirton Nogueira Santos foi eleito, por critério de merecimento, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do...
spot_img

Aneel anuncia que a conta de luz vai ficar mais cara no mês de maio

Decisão, motivada pelo início do período de estiagem, interrompe ciclo de cinco meses com bandeira verde, ou seja, sem...

Senado 2026: Pesquisa Amostragem aponta Marcelo Castro com 56,47%; Ciro tem 45,95% e Júlio César, 39,42%

Marcelo Castro lidera pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem para o Senado; seguido por Ciro Nogueira...
spot_img

Posts Recomendados