O evento foi organizado pelo MIDR, com parceria do DNOCS e o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Suparc e ACIPE.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir) e da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc), realizaram na manhã deste sábado,22, no Auditório da Educação Tony Marcos, bairro Vila Boa Esperança, uma Audiência Pública para apresentação da proposta de concessão da Segunda Etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe.
O encontro contou também com a participação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República.

O ato contou com a participação do Diretor Presidente do DNOCS Fernando Leão, o Secretário Substituto da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional Marcos Neves Torreão, o Diretor de Projetos da Secretaria Especial de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República Bruno Melin, o Secretário de Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Piauí Firmino Paulo, a Prefeita de Guadalupe Neidinha Lima e o Deputado Federal Júlio César Lima.

O deputado Júlio César destacou a importância do projeto, mas questionou alguns pontos da concessão, entre eles, o custo alto para manutenção e a operação do sistema. Segundo ele, isso poderia dificultar o aparecimento de interessados nesta parceria.
A prefeita de Guadalupe participou do evento acompanhada do vice-prefeito Edivan Miranda, vereador Dr. Dilson Barbosa Gomes (Presidente da Câmara), Luciana Martins e Adão Moura, vereadores, além de secretários municipais e assessores.

Neidinha lembrou da incansável luta do deputado Júlio César em prol dos Platôs de Guadalupe, e colocou a sua gestão à disposição da melhoria e desenvolvimento do projeto de irrigação.

DADOS DOS PLATÔS DE GUADALUPE
O Governo Federal já realizou investimentos que viabilizaram a implantação de parte significativa da infraestrutura do projeto, incluindo a estrutura de captação e bombeamento e o canal principal, além do sistema de suprimento de energia elétrica.
É importante ressaltar que está aberta, desde 29 de maio, uma Consulta Pública para colher sugestões e contribuições para a concessão da segunda etapa do projeto, que engloba a conclusão da infraestrutura de irrigação, a ocupação das áreas para produção agrícola e a manutenção e a operação do sistema.
O MIDR espera que a consulta pública apresente sugestões para contribuir com o aperfeiçoamento do projeto, reforçando sua importância para o desenvolvimento agrícola e econômico da região.
Confira as imagens




















