Justiça determina a convocação de empatados em concurso da PM no Piauí de 2017

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou a convocação de candidatos empatados na última posição da linha de corte do concurso da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), realizado em 2017, para as fases seguintes do certame. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (7), durante sessão da 3ª Câmara de Direito Público.

Na ação, o Ministério Público do Piauí (MP-PI) questionou um aditivo ao edital do concurso que limitou a convocação para as etapas seguintes apenas ao número de vagas inicialmente previstas. O aditivo contrariava a regra original do certame, que previa a convocação de até o dobro das vagas disponíveis.

A nova decisão do TJ-PI reforma parcialmente sentença de primeira instância que havia considerado legal a modificação no edital, a qual limitou o número de convocados à quantidade exata de vagas ofertadas por entender que a mudança ocorreu antes da realização da prova objetiva.

O relator do caso, desembargador Agrimar Rodrigues de Araújo, destacou que a administração pública tem discricionariedade para modificar o edital antes do início das provas, mas deve respeitar os direitos previstos em norma legal. O voto foi acompanhado por unanimidade pelos demais membros da câmara.

Além disso, o magistrado destacou que a exclusão de candidatos empatados na última colocação violou o princípio da isonomia. “Configura violação à legalidade estrita que rege os concursos públicos, que não admite flexibilização por ato discricionário da Administração”, argumentou na decisão.

O processo teve início a partir de Ação Civil Pública movida pelo MP-PI e por um dos candidatos do certame. “Essa decisão reforça a importância de preservar as regras iniciais dos certames e evitar mudanças que prejudiquem candidatos após o início do concurso, garantindo igualdade de oportunidades a todos”, ressaltou o promotor Thiago Queiroz de Brito, que responde pela 35ª Promotoria de Justiça.

O acórdão ainda não transitou em julgado e ainda pode ser objeto de recurso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados