Justiça Federal do RS suspende leilão para compra de arroz importado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aquisição é para conter preço do alimento, que subiu em até 40%

A Justiça Federal em Porto Alegre suspendeu o leilão para compra de até 300 mil toneladas de arroz importado, marcado para esta quinta-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O procedimento de compra foi adotado pelo governo federal para reduzir o preço do produto, que chegou a aumentar em até 40% por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. O estado é responsável por 70% da produção nacional.

A decisão foi proferida pelo juiz Bruno Fagundes de Oliveira, da 4ª Vara Federal da capital gaúcha.  O magistrado aceitou pedido de suspensão do leilão protocolado por deputados de oposição ao governo federal.

Imagem do rótulo do pacote de arroz que será vendido por governo federal — Foto: Reprodução

No entendimento do juiz, não há comprovação de que o arroz nacional sofrerá impactos negativos esperados pelo governo em razão das enchentes no estado.

“Não é demais ressaltar que o estado do Rio Grande do Sul ainda sofre com os impactos diretos da enchente, o que justificaria, inclusive, dificuldade prática e precariedade, por parte dos produtores e entes locais, de manifestar adequadamente os seus pontos de vista perante os entes federais responsáveis pela importação do produto, o que justifica, ainda mais, a necessidade de suspensão do leilão, a fim de preservar a isonomia e a livre concorrência”, argumentou Oliveira.

Cabe recurso contra a decisão. A Agência Brasil entrou com contato com a Conab e Advocacia-Geral da União (AGU) e aguarda retorno.

Preço

Com o realização do leilão, o governo pretende vender o arroz em uma embalagem específica e a R$ 4 o quilo. Desta forma, o consumidor final pagará, no máximo, R$ 20 pelo pacote de 5kg.

O arroz importado vai ser destinado a pequenos varejistas, mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos comerciais em regiões metropolitanas, com base em indicadores de insegurança alimentar.

Para a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, não há risco de desabastecimento no país. Os produtores alertam para a qualidade do arroz estrangeiro e a manutenção das condições para consumo.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Eleições municipais em Guadalupe trarão novos rostos para a Câmara Municipal em 2025

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. As eleições municipais de 2024 em Guadalupe prometem trazer grandes mudanças para o...

STF publica acordo que descriminaliza porte de até 40g de maconha

Acordo histórico descriminaliza porte para uso pessoal; decisão foi tomada em junho e transforma o porte de maconha em...

Aberta consulta pública para concessão do Estádio Albertão

A concessão terá prazo de 35 anos e visa transformar o estádio em uma arena multiuso. A consulta pública para...

Lei Seca no Piauí: venda de bebidas alcoólicas será proibida 14h antes do início da votação

Lei proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas a partir das 18h do sábado (05), um dia...
spot_img

Partidos intensificam pesquisas na reta final de campanha no Piauí para avaliar desempenho de candidatos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Com a aproximação do dia da votação, os partidos políticos no Piauí intensificam...

Batista Lima é atração dos festejos de Barra do Lance, zona rural de Jerumenha, neste sábado, 28 de setembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A programação cultural promete agitar o final de semana no povoado Barra do...
spot_img

Posts Recomendados