Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026.

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) teve sua prisão domiciliar mantida por decisão unânime da corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que também determinou a continuidade de seu afastamento da Câmara Municipal de Teresina (CMT). O pedido de revogação havia sido feito pela defesa da parlamentar, que buscava garantir sua liberdade provisória e o retorno às atividades legislativas.

Foto: Reprodução/Instagram

A sessão judiciária ordinária, realizada por videoconferência na terça-feira (16), seguiu o parecer do Procurador Regional Eleitoral Kelston Pinheiro Lages, que recomendou a manutenção da prisão. Tatiana Medeiros está presa desde 3 de abril, no âmbito da Operação Escudo Eleitoral, e permanece em regime domiciliar, monitorada por tornozeleira eletrônica, proibida de sair de casa e de manter contato com servidores da Câmara.

Segundo a juíza da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, não houve mudança no quadro jurídico da parlamentar que justificasse sua soltura. O relator do processo, juiz José Maria, reforçou que as medidas cautelares menos gravosas são suficientes para garantir a ordem pública e o andamento da ação penal, sem descartar a possibilidade de nova prisão, caso surjam motivos concretos.

Tatiana Medeiros ficou dois meses em regime fechado, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, até 3 de junho, quando foi transferida para prisão domiciliar por razões de saúde, após ser encontrada desmaiada em sua cela.

O julgamento da vereadora segue em curso. Em novembro, 112 pessoas foram ouvidas na audiência de instrução e julgamento, que envolve nove acusados por crimes de organização criminosa, corrupção eleitoral e peculato. A sentença final deve ser divulgada apenas no início de 2026.

Na mesma data, o TRE-PI realizou sua última sessão judiciária por videoconferência de 2025, marcando o início do recesso entre 20 de dezembro e 6 de janeiro. Os trabalhos serão retomados em 21 de janeiro de 2026.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...
spot_img

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...

Rodovia Transcerrados deve ser concluída até abril de 2026, anuncia DER-PI

A rodovia PI-397, conhecida como Transcerrados, deve ser totalmente concluída e inaugurada até abril de 2026. A informação foi...
spot_img

Posts Recomendados