MPPI suspende reabertura do comércio em cidade do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O município fica a 372 Km de Teresina, e terá que suspender a reabertura de suas atividades por conta de uma decisão judicial proferida no último domingo (21) pela juíza Mariana Marinho Machado, da Vara única da Comarca do Município.

A determinação judicial proferida em caráter liminar acolhe a uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual do Piauí (MPPI), que alega que a retomada do comércio em Itainópolis estaria sendo feita sem nenhum estudo técnico que embasasse o relaxamento das medidas de isolamento.

O que o ente ministerial requereu à Justiça foi a anulação dos efeitos do decreto municipal nº 27/2020 que autorizava a reabertura de atividades comerciais em Itainópolis. O MPPI pedia a não autorização de atividades comerciais e religiosas sem a apresentação de um plano baseado em estudo técnico-científico que contemple os aspectos epidemiológicos e parâmetros de saúde, impactos econômicos e medidas sanitárias a serem adotadas no processo.

Em sua decisão, a juíza Mariana Machado destacou que, embora a Constituição estabeleça que o direito à saúde é dever do Estado, em sentido amplo, e que prescreva a competência entre União, Estados e Municípios para tratar da saúde, o município não possui autonomia irrestrita para legislar sobre o tema. A magistrada destacou ainda que, havendo divergências entre o decreto municipal e o decreto do Governo do Estado, que prorrogou a quarentena em todo o Piauí, se sobrepõe a norma que preserva o direito constitucional à vida, ou seja, aquela que mantém o fechamento das atividades comerciais.

“Analisando os decretos estaduais e municipal, verificamos que o decreto municipal [de Itainópolis] não possui caráter complementar aos estaduais, bem como não preserva da maneira que devia o direito à preservação à saúde de seus munícipes. Uma vez que, em se tratando de uma doença altamente contagiosa, sem tratamento eficaz, vacina, e que possui o isolamento social como a medida preventiva mais eficaz, a decisão do gestor municipal em autorizar o retorno das atividades comerciais não essenciais desprovida de fundamentação técnica de autoridade sanitária, avaliação de riscos epidemiológicos e nota técnica, representa claro e manifesto risco à saúde da população”, diz a juíza Mariana Machado na decisão.

A magistrada finaliza determinando a imediata suspensão da aplicação do decreto municipal que autoriza a reabertura de atividades comerciais não-essenciais no Município de Itainópolis. A administração pública da cidade deverá, enquanto durar a suspensão, respeitar os decretos federal e estaduais que mantêm a quarentena e o fechamento dos serviços que não são considerados de primeira ordem.

O Prefeitura Municipal de Itainópolis fica ainda impedida de autorizar a reabertura de atividades comerciais que vão contra a regulamentação federal e estadual ou sem a apresentação de um plano municipal baseado em estudo técnico-científico prévio. Caso descumpra a decisão, a justiça aplicará multa no valor R$ 20 mil ao prefeito Paulo Lopes Moreira.

O Dia

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia

Após divulgação do laudo médico de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha, os advogados dele...

Lula diz que eleição será guerra e que “Lulinha paz e amor” não existe mais

Presidente pediu combate às fake news ao discursar neste sábado (7) em evento de aniversário de 46 anos do...

INSS promove mutirão para diminuir tempo de espera por perícia e BPC

Agências do INSS funcionaram hoje em 15 estados e vão abrir neste domingo (8). O INSS faz neste fim de...

Entrada no Bolsa Família aumenta em 11,2% chance de saída da insegurança alimentar

Estudo do MDS, com base nos dados da Triagem para Risco de Insegurança Alimentar, aponta ainda que a probabilidade...
spot_img

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...

Multidão prestigia o Guadafolia no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe

A segunda edição do Guadafolia teve início na noite de sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em...
spot_img

Posts Recomendados