Joe Biden escolhe a senadora negra Kamala na sua chapa para a Casa Branca

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Veja quem é a primeira negra em chapa nacional nos EUA

Homem, branco, idoso e heterossexual, Joe Biden escolheu a senadora pela Califórnia Kamala Harris, de 55 anos, para ser a sua candidata a vice-presidente. A parlamentar é a primeira mulher negra a compor uma chapa à Casa Branca, entre democratas e republicanos. Como se sabe, homens negros chegaram lá em 2009, com a posse de Barack Obama, de quem Biden foi vice por dois mandatos.

Foto: NOAH BERGER / AFP

Kamala Harris é a terceira mulher a compor uma chapa de um dos dois grandes partidos. Antes, Geraldine Ferraro concorreu na chapa democrata em 1984 e Sarah Palin foi a vice do republicano John McCain em 2008. O nome dela, “Kamala”, vem da palavra em sânscrito que significa flor de lótus.

O pioneirismo não é novidade para ela. Filha de imigrantes da Jamaica e da Índia, ela foi a primeira mulher, primeira pessoa negra e primeira descendente de asiáticos a ser procuradora-geral da Califórnia.

Depois, foi a primeira mulher negra eleita senadora pela Califórnia e a primeira descendente de indianos de todo o Senado americano.

A pauta racial não está presente na vida de Harris apenas pela cor da pele. A senadora é conhecida como uma defensora dos direitos dos negros e foi com base nessa militância que enfrentou Biden em junho do ano passado, quando ambos eram pré-candidatos à indicação democrata.

Naquele momento, Kamala Harris disse que não considerava que o ex-vice-presidente fosse racista, “mas foi doloroso ouvi-lo falar sobre dois senadores dos Estados Unidos que construíram sua reputação e carreira na segregação racial”, evocando menções de Biden a parlamentares que eram contrários ao fim da segregação racial nas escolas americanas, na década de 70.

Os conflitos ficaram para trás. Com a dificuldade de engatar como candidata presidencial, Kamala Harris desistiu da pré-candidatura em dezembro de 2019. O apoio a Biden ainda demorou um pouco mais, chegando em março deste ano.

Durante o anúncio, Kamala Harris disse que Joe Biden seria “um presidente que luta por aqueles cujas vozes são diminuidas ou ignoradas”.

Mesmo assim, os ataques de Kamala a Biden pesaram até a última hora, mas ambos viam dando sinais públicos de que as rusgas tinham sido superadas. Pesava a favor da pacificação o fato de que a senadora foi muito amiga de Beau Biden, filho do ex-presidente que morreu em 2015.

Segurança

Além do aceno à questão racial, há outro aspecto que diferia Kamala Harris das demais políticas negras cotadas para ocupar a posição. A senadora é oriunda do sistema de Justiça, tendo sido procuradora-geral na Califórnia considerada dura com a criminalidade, o que confronta o discurso de Donald Trump de que o candidato democrata não teria “pulso” contra a insegurança.

A chapa Biden-Harris agora tem pela frente a disputa contra o ticket formado pelo presidente Trump e pelo vice-presidente Mike Pompeo, que estarão juntos na disputa à reeleição.

Apesar de Trump dizer que não se vota em vice, Joe Biden deu grande destaque a esse processo em sua campanha. Além da disparada que lhe permitiu ver adversários se retirarem precocemente um a um, ele também não ignora o fato de que tem 77 anos – 78 na posse, se for eleito.

Entre as contrapartidas de ser candidato nessa idade, estão a necessidade de uma vice capaz de ser uma “ponte” para os eleitores mais jovens e que se coloque como disposta a assumir o comando do país caso seja necessário.

Desigualdade

Nos Estados Unidos, há análises que apontam que a crise atual derivada da pandemia do novo coronavírus afeta mais as pessoas negras e as mais pobres. Não só a Covid-19, mas também os impactos econômicos da pandemia, como o desemprego crescente.

Joe Biden não é a figura mais à esquerda entre os democratas, sendo menos conhecido pela ênfase em programas sociais. Kamala Harris, por outro lado, agrega essa pauta em um aceno a possibilidade de um apoio estatal forte, balanceando com o pragmatismo de Biden.

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campus Party de Teresina terá Whindersson como jurado em competição de startups; veja como se inscrever

A capital receberá entre os dias 29 e 31 de maio a Campus Party, grande festival que reúne tecnologia...

Com filas ‘quilométricas’, eleitor arma rede em frente a fórum eleitoral no Piauí para esperar atendimento

O autônomo Roberto de Carvalho chegou no início da madrugada, pegou seu lugar na fila e armou sua rede. Encerra...

Governo do Piauí bate a meta de gerar 10 mil oportunidades de trabalho para jovens sem experiência profissional

Rafael Fonteles comemorou a marca durante a solenidade de admissão de 400 jovens que irão compor o quadro de...

IML vai doar 80 cadáveres não reclamados para universidades de medicina do Piauí

Corpos não reclamados são aqueles sem identificação ou que não foram procurados e serão para fins de ensino ou...
spot_img

Prefeitura de Floriano realiza obras de recuperação em 15 ruas da cidade

O departamento de obras informou que a recuperação das ruas da cidade seguem de forma continua. A Prefeitura de Floriano,...

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do grão no país Para evitar uma possível escalada no...
spot_img

Posts Recomendados