Lacen do Piauí implanta novo método que detecta tuberculose em pessoas sem sintomas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Este ano, o Lacen também dobrará o quantitativo de exames de DNA.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) divulgou a ampliação da capacidade de análises com a implementação de novo método para o diagnóstico de tuberculose e inclusão de novos exames de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Com o novo método de análises Interferon Gama Release Assay (IGRA), o laboratório aumentará a agilidade e desempenho no diagnóstico da tuberculose latente, como explica o diretor do Lacen, Fabrício Amaral.

“Trata-se de um novo teste para detecção de tuberculose em pessoas que não apresentam sintomas da doença (tuberculose latente), e que integram o grupo de pacientes imunocomprometidos, cujos mecanismos de defesa contra infecção apresentam alterações. Atualmente, o teste padrão utilizado no SUS é o tuberculínico purified protein derivative (PPD). Ele apresenta baixo custo e não requer componentes de laboratório. No entanto, os resultados podem ser confundidos pela identificação de microbactérias não tuberculosas, vacina BCG, ou por fatores relacionados à manipulação, realização e leitura do teste.”, explica o gestor.

Somente no ano passado, o Lacen realizou 2.847 baciloscopias, 1.312 culturas, 1.606 testes rápidos pelo Método Molecular (TRM) e 190 Testes Fenotípicos de Sensibilidades a Medicamentos (TSM), todos voltados para o diagnóstico da tuberculose.

Piauí implanta novo método que detecta tuberculose em pessoas sem sintomas

De acordo com dados da Coordenação de ISTs da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em 2022 o Piauí registrou um aumento no número de casos diagnosticados no Piauí. Foram 1.049 novos casos, dos quais 792 são de pessoas residentes no estado.

Análises de ISTs
O laboratório também implementou novo método para diagnóstico para carga viral do HIV, HCV, HBV e da biologia molecular para detecção de Clamídia e Gonococo junto ao Ministério da Saúde. Desde 1997, o ministério mantém em parceria com os estados e a Rede Nacional de Laboratórios para Realização de Exames de Quantificação da Carga Viral do HIV (CV-HIV) no SUS. Nos anos de 2011 e 2012 foram incorporados ao SUS os exames de Carga Viral do HBV (CV-HBV) e HCV (CV-HCV).

Entre 2021 e 2022 foi realizada a “Estratégia Piloto da Rede de Laboratórios de Biologia Molecular para Detecção de Clamídia e Gonococo”, que subsidiou a incorporação definitiva deste exame junto à rede de carga viral previamente estabelecida.

“A implantação promoverá a execução dos quatro exames em uma única plataforma automatizada, permitindo a extração e detecção simultânea qualitativa de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae, a extração e quantificação dos materiais genéticos do HIV-1, do HBV e do HCV por amplificação de ácidos nucléicos com detecção em tempo real. Um ganho no poder de resolução e aumento na capacidade deste Lacen em contribuir com o diagnóstico laboratorial das ISTs”, lembra Fabrício Amaral.

DNA
O Lacen também ampliou o número de laudos de DNA, que serão realizados durante a campanha “Eu Tenho Pai”, da Defensoria Pública do Estado do Piauí e do Tribunal de Justiça, que passará de 100 laudos para 150 exames de paternidade.

“Atentos à necessidade da Defensoria e do TJ, e sabendo da capacidade do nosso laboratório, decidimos ampliar esses exames, que serão entregues durante a campanha, fortalecendo a parceria entre as instituições. Mas lembramos que o Lacen atende demandas de DNA enviadas pelos órgãos da Justiça durante todo o ano”, ressalta o diretor.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados