Lei sancionada no Piauí garante desconto de até 90% na conta de energia do produtor rural no Estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A governadora Regina Sousa sancionou lei que concede subsídio no consumo de energia elétrica, que pode chegar a 90%, para produtor rural que desenvolva as atividades exclusivas de irrigação ou aquicultura no Piauí.

A lei 7.885, de 8 de dezembro, estabelece uma série de regras e medidas para que seja concedido o desconto na conta de energia por estabelecimento de produtor rural de irrigação ou aquicultura.

Foto: Gabriel Paulino

Confira aqui a lei na íntegra

Fica estabelecido o incentivo de:

  • de 90% de desconto que incidirá sobre o consumo de energia elétrica (Kwh/mês), ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 10% e os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva de até 5 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 3.000 Kwh/mês;
  • de 80% de desconto ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 20% e os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva acima de 5 até 10 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 4.000 Kwh/mês. 
  • de 70% de desconto, ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 30% os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva acima de 10 até 20 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 5.000 Kwh/mês. 
  • de 60% de desconto, ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 40% e os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva acima de 20 até 50 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 10.000 Kwh/mês. 
  • de 30% de desconto, ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 70% (e os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva acima de 50 até 100 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 20.000 Kwh/mês.

Caso o consumo mensal exceda a média dos últimos 12 ciclos de faturamento, ultrapassando o limite definido, todo o consumo que ultrapasse os parâmetros definidos será faturado sem o desconto.

Fica proibida a utilização de energia elétrica, pelo beneficiário, no horário compreendido entre 17h30 e 20h30, aplicando-se ao infrator penalidades, exceto para os aquicultores que tenham em seu projeto cadastrado recirculação de água e/ou larvicultura de organismos aquáticos.

Não podem participar os estabelecimentos que estejam em débito com a empresa fornecedora de energia elétrica do Estado

Os recursos serão custeados pelo Tesouro Estadual, mediante repasse da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) à empresa fornecedora de energia elétrica no Estado. A lei entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar vai emitir os demais atos para a aplicação da lei.

Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...
spot_img

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...

Prazo para mei, micro e pequenas empresas aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Microempreendedor individual que foi excluído deve regularizar pendências para retornar ao regime simplificado de tributos Empreendedores que desejam aderir ou...
spot_img

Posts Recomendados