Lei sancionada no Piauí garante desconto de até 90% na conta de energia do produtor rural no Estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A governadora Regina Sousa sancionou lei que concede subsídio no consumo de energia elétrica, que pode chegar a 90%, para produtor rural que desenvolva as atividades exclusivas de irrigação ou aquicultura no Piauí.

A lei 7.885, de 8 de dezembro, estabelece uma série de regras e medidas para que seja concedido o desconto na conta de energia por estabelecimento de produtor rural de irrigação ou aquicultura.

Foto: Gabriel Paulino

Confira aqui a lei na íntegra

Fica estabelecido o incentivo de:

  • de 90% de desconto que incidirá sobre o consumo de energia elétrica (Kwh/mês), ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 10% e os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva de até 5 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 3.000 Kwh/mês;
  • de 80% de desconto ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 20% e os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva acima de 5 até 10 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 4.000 Kwh/mês. 
  • de 70% de desconto, ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 30% os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva acima de 10 até 20 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 5.000 Kwh/mês. 
  • de 60% de desconto, ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 40% e os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva acima de 20 até 50 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 10.000 Kwh/mês. 
  • de 30% de desconto, ficando o produtor rural responsável pelo pagamento de 70% (e os demais componentes da conta de energia elétrica, para os empreendimentos com área produtiva acima de 50 até 100 hectares, não podendo exceder o consumo médio mensal nos últimos 12 ciclos de faturamento de até 20.000 Kwh/mês.

Caso o consumo mensal exceda a média dos últimos 12 ciclos de faturamento, ultrapassando o limite definido, todo o consumo que ultrapasse os parâmetros definidos será faturado sem o desconto.

Fica proibida a utilização de energia elétrica, pelo beneficiário, no horário compreendido entre 17h30 e 20h30, aplicando-se ao infrator penalidades, exceto para os aquicultores que tenham em seu projeto cadastrado recirculação de água e/ou larvicultura de organismos aquáticos.

Não podem participar os estabelecimentos que estejam em débito com a empresa fornecedora de energia elétrica do Estado

Os recursos serão custeados pelo Tesouro Estadual, mediante repasse da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) à empresa fornecedora de energia elétrica no Estado. A lei entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar vai emitir os demais atos para a aplicação da lei.

Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem 64 cidades com mais eleitores que habitantes

Os números, de acordo com especialistas, mostram um crescimento da “democracia de interesse” pelo interior do estado. Um levantamento mostrou que 64...

Operação Interditados no Piauí prende PMs: um deles cobrava consulta do IMEI de celulares por R$ 10

Suspeitos foram presos durante 19ª fase da operação, deflagrada na manhã desta segunda (13) Deflagrada na manhã desta segunda-feira (13)...

Minha Casa Minha Vida: conheça a história de Adriele, beneficiária do Bolsa Família que sonhava em deixar área de risco

Além dela, outras 487 famílias beneficiárias do programa social e do Benefício de Prestação Continuada receberam unidades do Minha...

Programa Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Serão renegociadas dívidas não pagas até 23 de janeiro deste ano Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira...
spot_img

Rua desmorona em Gramado após chuva, e moradores abandonam casas

População precisou sair de casa por conta de risco à segurança. Defesa Civil divulgou que já houve evacuações de...

Tremor de terra assusta moradores de cidade no Rio Grande do Sul, dizem bombeiros

Bombeiros suspeitam que chuva tenha relação com os tremores. Rio Grande do Sul tem sido atingido por temporais há...
spot_img

Posts Recomendados