Leilão do 5G vira argumento em compra da Oi por Tim, Claro e Vivo

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As três companhias apontam que o leilão do 5G aumentou a concorrência no setor de telefonia com novos entrantes no setor.

As três maiores empresas de telefonia do Brasil — Claro, Tim e Vivo — estão usando o resultado do leilão do 5G para tentar convencer o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a aprovar a aquisição da Oi.

Em documento enviado nessa sexta-feira (3/12) à autoridade antitruste, as três companhias que estão comprando a Oi citam o leilão como argumento para mostrar que a concorrência no setor está crescendo. Isso acabaria com uma eventual necessidade das empresas venderem ativos em troca do sinal verde do Cade para o negócio.

No ofício, elas apontam que a compra da Oi “deve necessariamente ser avaliada em conjunto com os resultados do leilão do 5G, que representou a maior oferta de espectro da história”. Isso porque, prosseguem elas, a oferta resultou na entrada de diversos novos atores no mercado, como Winity e Brisanet.

As três companhias se uniram para comprar a unidade de telefonia móvel da empresa brasileira. Na primeira instância, o Cade recomendou a aprovação do acordo mediante uma série de compromissos das três compradoras. Entre eles estão garantia de acesso de concorrente à rede telefônica por um preço acessível. Esse é o caminho que as empresas esperam que seja adotado.

O relator do caso, o conselheiro Luis Braido, deverá decidir se segue o entendimento da Superintendência Geral do Cade ou se pede ações mais duras, como a venda de ativos. Essa é a opção sugerida por diversas entidades que se credenciaram como terceiros interessados no processo e é contra essa pressão que as maiores teles do país tentam atuar.

A ver para qual lado caminhará Braido. O caso deve ir a julgamento em fevereiro e ele tem tido uma intensa agenda de reuniões envolvendo o caso. Foram seis encontros com diversos interessados no assunto desde o dia 25 de novembro.

Com informações do metropoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Oposição contabiliza 134 prefeitos aliados, 57 com o governo W. Dias e 33 indecisos

O grupo de oposição também divulgou uma lista sobre o apoio dos prefeitos para a eleição de outubro desse...

Iniciada em Jerumenha a vacinação contra Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos

A campanha começou pelo público infantil que possui comorbidade ou deficiência permanente. A vacinação teve início nesta quarta-feira (26), na...

Corpo de criança que se afogou em Uruçuí é achado em Porto Alegre do Piauí após 12 dias de buscas

A criança se afogou e desapareceu no Rio Parnaíba em Uruçuí, na noite do dia 14 de janeiro. O corpo...

Prefeito Mão Santa faz acordo e vai apoiar o petista Rafael Fonteles para governador do Piauí

Em troca, Wellington Dias dará total suporte para eleger a filha do prefeito, Gracinha Moraes Souza. O prefeito da cidade...
spot_img

Rodovia que liga Marcos Parente a Landri Sales ganha asfalto novo

O Governo do Estado implanta asfalto novo em trecho de 6 km da PI-219, no Território Tabuleiros do Alto...

Papa Francisco pede que pais ‘não condenem’ filhos homossexuais

Pontífice disse para genitores 'acompanharem' sempre filhos. "Penso nesse momento em todas pessoas que ficam cansadas do peso da vida...
spot_img

Posts Recomendados