Levantamento do Ministério da Saúde aponta que o Piauí tem 11 cidades na lista para risco de infestação por dengue

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A sondagem revelou que o Brasil tem 218 cidades com alto risco de infestação do aedes aegypti. Segundo a Secretaria de Vigilância, o país registrou em 2022 o maior número de mortes por dengue da história. Foram mais de 1.016 óbitos pela doença.

O Piauí tem 11 cidades na lista do Ministério da Saúde de municípios com alto risco de infestação de dengue. Os dados foram divulgados através do boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, na quinta-feira (12), e são referentes ao ano de 2022. 

Divulgação

O supervisor de Entomologia da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), Ocimar Alencar, ressaltou que os dados dão à pasta um retrato momentâneo e que com ele é possível contornar de imediato a situação e acender um alerta para os municípios que apareceram na lista. 

“Isso pode não traduzir num surto de casos de arboviroses. Esses resultados são do ano passado. A partir do momento que temos esses resultados, orientamos a intensificação da vigilância para a eliminação desses criadouros”, acrescentou Ocimar Alencar. 

Cidades com alto risco de infecção: 

O levantamento revelou que o Brasil tem 218 cidades com alto risco de infestação do aedes aegypti. Segundo a Secretaria de Vigilância, o país registrou em 2022 o maior número de mortes por dengue da história. Foram mais de 1.016 óbitos pela doença. 

Apesar do número de cidades piauienses na lista, o supervisor da Sesapi destacou que a secretaria trabalha com dois componentes para acompanhar a evolução da dengue em solo piauiense. 

“Um é o componente epidemiológico, que trata do número de casos humanos, onde monitoramos dia a dia. O outro é entomológico, que é a pesquisa relacionada a larva, onde nos dá uma ideia da presença dela no município”, explicou o supervisor da Sesapi. 

Com base no componente epidemiológico, Ocimar Alencar destacou que o Piauí vem apresentando uma redução no número de casos se comparado com 2022. Segundo Alencar, a primeira semana de 2023 comparada com 2022 apresenta uma redução de dengue de 83,9% e de chikungunya de 76,6%. 

“E temos uma estabilidade referente a primeira semana”, completou Ocimar Alencar. 

Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Flávio Dino dá 48h para líder do PL explicar acordo de distribuição de emendas parlamentares

Deputado Sóstenes Cavalcante sugeriu pressão contra o presidente da Câmara em nome da anistia O ministro Flávio Dino, do Superior Tribunal...

‘Ainda Estou Aqui’ ganha mais um prêmio inédito para o cinema brasileiro

Walter Salles e Fernanda Torres também saíram vencedores, enquanto ‘Senna’ foi premiado como melhor criação de TV Ainda Estou Aqui...

Conheça as onze entidades que estão na mira da PF em meio a fraude do INSS

Associações são suspeitas de desviar valores de aposentadorias em esquema bilionário A investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria...

Brasil deve aproveitar crise entre EUA e China para exportar mais carne ao país asiático, dizem economistas

Para especialistas, país está bem posicionado para aproveitar guerra comercial entre China e EUA. Governo diz que vendas ao...
spot_img

Veja como funciona robô humanoide que saiu dos laboratórios e começa a chegar ao chão de fábrica

Turbinada por inteligência artificial (IA), uma nova leva dessas máquinas já estão operando, ainda em teste, em empresas como...

Baixa Grande do Ribeiro está entre as cidades mais ricas do Brasil no agronegócio

A análise se baseia nos dados da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM). O município de...
spot_img

Posts Recomendados