Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Lider ianomâmi Davi Kopenawa se encontra com Papa Francisco e pede ajuda para combater o garimpo ilegal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

‘Eu tinha vontade de encontrá-lo, vontade de pegar na mão dele, como se fosse um amigo’, disse Kopenawa sobre o pontífice

Davi Kopenawa, liderança indígena ianomâmi, se encontrou, nesta quarta-feira, com o papa Francisco em uma audiência no Vaticano. Kopenawa disse ter relatado ao pontífice a situação enfrentada pelos ianomâmis, que lidam com a invasão de garimpeiros ilegais e a desnutrição em suas terras.

— O papa me recebeu muito bem. Gostei que ele abriu a porta para mim entrar onde ele trabalha, foi muito importante para o que eu queria. Eu tinha vontade de encontrá-lo, vontade de pegar na mão dele, como se fosse um amigo. Foi muito ótimo — disse ele, durante uma entrevista no canal Vatican News — Pedi a ele que retirasse os garimpeiros ilegais das terras do meu povo este ano.

Liderança indígena se encontra com papa Francisco, no Vaticano — Foto: Reprodução

— As crianças ianomâmis estão desnutridas por causa do garimpo, por causa das autoridades que deixaram entrar, invadir as terras yanomamis, e muitas doenças estão se espalhando por causa dessa realidade — disse ainda.

Kopenawa visitou diferentes cidades italianas nos últimos dias e falou sobre a situação da tribo na Amazônia.

— Ele (o papa) é um homem que valoriza o meio ambiente. Posso dizer que saí desse encontro com Francisco muito contente e animado.

Nova megaoperação na Terra Indígena Yanomâmi

Sem conseguir impedir a atividade de garimpeiros na Terra Indígena Yanomâmi, o governo vai iniciar a partir de maio uma nova fase da operação de desintrusão. Entre as medidas estão o reforço de segurança na fronteira com a Venezuela e o sufocamento de atividades ilegais que permitem o acesso dos invasores à reserva, como pontos de abastecimento de aeronaves irregulares.

As operações acontecem na esteira do lançamento da Casa de Governo, localizada em Roraima. Inaugurada em fevereiro, a estrutura vai coordenar as novas operações, que acontecerão de maneira simultânea em várias frentes de combate. A estratégia prevê que isso ocorra de maneira contínua, a partir da percepção de que os garimpeiros retornavam para a terra indígena nos intervalos das ações emergenciais executadas ao longo do último ano.

Inicialmente, a nova etapa da desintrusão custará R$ 1 bilhão, já liberado por uma medida provisória de crédito extra editada em março. O texto determinou a divisão dos valores entre oito ministérios: Justiça e Segurança Pública; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; da Defesa; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Pesca e Aquicultura; dos Direitos Humanos e da Cidadania; e dos Povos Indígenas, que concentra a maior parte dos recursos, com R$ 455 milhões.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

IOF: Alexandre de Moraes suspende atos do governo Lula e do Congresso, e convoca conciliação

Ministro é relator das ações no STF sobre o tema. Congresso derrubou decretos do Planalto que elevaram alíquotas do...

Arraial da Saúde leva serviços e vacinação à população do povoado Barra do Lance, em Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, a comunidade do povoado Barra do...

Guadalupe sediará mais uma edição da Expedição Náutica neste sábado, 5 de julho

Por Gleison Fernandes. Guadalupe se prepara para sediar, neste sábado (5), a 2ª Expedição Náutica no Lago da Barragem de...

Quem deseja a anistia de Bolsonaro e dos acusados de 8 de janeiro?

A Câmara dos Deputados está prestes a pautar um projeto que concede anistia aos condenados pelos ataques golpistas de...
spot_img

Sistema Faepi Senar Piauí marca presença na 3ª edição do NEON com estande interativo e startups do agro

O Sistema Faepi Senar Piauí participa da 3ª edição do Nordeste On (NEON), considerado o maior evento de inovação...

Júnior Nato busca solução para problemas no abastecimento de água em Jerumenha em encontro na APPM

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, participou na quinta-feira (3) de uma reunião...
spot_img

Posts Recomendados