Criar a identidade da empresa por conta própria, em aplicativos online, não é errado, mas possui desvantagens.
A criação de uma logomarca exige cuidado e pensamento estratégico, pois esta é a forma coma empresa vai atrair clientes para adquirir produtos ou serviços. Apesar de haver empresas especializadas em desenvolver identidades visuais, muitos empreendedores ainda optam por criá-las de forma gratuita, em aplicativos.
A Ismainara Lima montou uma doceria em dezembro de 2022. Assim como a maioria dos empreendedores iniciantes, ela não dispunha de muitos recursos e teve de escolher onde investi-los.

A empresária de 32 anos optou por aplicar o dinheiro em materiais necessários à produção dos doces. Por isso, criou, de forma gratuita, a logomarca do negócio em um aplicativo.
“No começo, sempre há dificuldades. É preciso começar devagar, desde que haja constância e planejamento. Então, investi em material e pedi ao meu irmão para criar a logomarca, necessidade de (controlar os) gastos”, disse.
A empreendedora fez a escolha que a maioria dos profissionais prefere quando ainda estão sem condições de investir em todos os segmentos do negócio.
CERTO OU ERRATO?
Criar a identidade da empresa por conta própria, em aplicativos online, não é errado, mas possui desvantagens.
Sobre esta pauta, o Portal ClubeNews entrevistou o publicitário e designer gráfico Anderson Jesus para entender a importância de elaborar uma identidade visual exclusiva para o empreendimento.
O profissional recomenda que empreendedores principiantes devem procurar uma empresa especialista em identidade visual quando as condições financeiras permitirem.
“Antes de ser criada uma logomarca, é preciso estudar o público-alvo, faixa etária, região, costumes e coisas que consomem, pois a identidade tem a função de marcar os clientes, ficar em suas mentes por meio de sua estratégia de aplicação”, afirmou.
Apesar de parecer uma alternativa prática e sem custos, criar uma identidade visual em aplicativos pode gerar consequências à empresa, especialmente em relação à originalidade da logomarca.

O publicitário destaca que é possível haver conflitos judiciais caso o empresário tiver o intuito de registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
“Já vi empresas que, ao utilizarem artes gratuitas da internet, ficaram com marcas iguais e entraram em contenda judicial, onde ambos não eram os donos da imagem por se tratar de uma logo recolhida de um banco de dados”, pontuou.
Fonte: Portal Clube News