Lula adia relançamento do programa habitacional Minha Casa Minha Vida

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente iria retomar o programa em viagem à Bahia nesta semana, mas maioria das casas ainda está em situação precária.

A Casa Civil da Presidência da República informou, na noite desta segunda-feira (16/1), que o relançamento do “Minha Casa Minha Vida” foi adiado. O programa habitacional foi criado nas gestões petistas e sua retomada foi promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A previsão era de que Lula visitasse a Bahia na próxima sexta-feira (20/1) para anunciar a volta do programa e inaugurar um conjunto habitacional em Feira de Santana. Seria a primeira viagem do presidente à Região Nordeste desde que ele ganhou a eleição, em outubro do ano passado.

Lula adia relançamento do programa habitacional Minha Casa Minha Vida

Segundo interlocutores, porém, a maioria das casas do programa está em situação precária e precisa de reformas para ser entregue à população. De acordo com a Casa Civil, “uma nova data será divulgada em momento oportuno”.

No último sábado (14/1), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitou obras em Feira de Santana, na Bahia, para avaliar as condições do conjunto residencial Campo Belo – Habitar do Sertão. “Vai precisar de, na melhor das hipóteses, 20 ou 30 dias para repor o que foi danificado para estar em condições de ser entregue às famílias”, declarou.

No início do mês, o ministro das Cidades, Jader Filho, disse que sua prioridade em frente à pasta será retomar, de forma imediata, as obras de cinco mil unidades do programa.

O programa

Criado em 2009, o Minha Casa Minha Vida foi substituído em 2020 pelo programa Casa Verde e Amarela, do governo Bolsonaro. Ambos os programas têm como objetivo fomentar a construção de moradias para a população mais vulnerável.

Segundo dados oficiais, entre 2019 e 2022 foram entregues 1,4 milhão de casas considerando os dois programas – o do petista e o de Bolsonaro, que entrou em vigor apenas em 2020.

De acordo com um levantamento de 2019 da Fundação João Pinheiro, o Brasil tem um déficit de 5,9 milhões de casas. Há ainda 1,5 milhão de domicílios precários – barracas, viadutos e moradias rústicas, sem reboco).

Com informações do Metrópoles

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mudança na lei permite “showmício” de candidatos com cobrança de ingresso; entenda

Legislação eleitoral permite agora que candidatos cobrem ingressos de eventos como forma de doação para campanha. A eleição deste ano...

Prefeita de Piripiri fala em fossa e manda Marden Menezes limpar a boca após críticas do deputado

A prefeita de Piripiri Jôve Oliveira rebateu críticas que ela atribuiu ao deputado estadual Marden Menezes (PP), que por...

“Onde foi possível, foi feita a união da base”, diz governador Rafael Fonteles

Eleições 2024. O governador Rafael Fonteles (PT-PI) afirmou que foi feito um esforço para que a unidade da base em...

Marcos Parente agora realiza exames de ultrassonografia, comemora o prefeito Gedison Alves

A disponibilidade deste serviço não apenas facilita o acesso, mas também promove uma melhoria significativa na qualidade do diagnóstico...
spot_img

“A vaga é minha”, diz Graça Amorim após ameaça do PP de reaver mandato de vereador

Vereadora Graça Amorim aguarda expedição do diploma para a próxima quinta (09) e Progressistas vai entrar com ação. Depois da...

Em pré-campanha pela reeleição, Dr. Pessoa direciona críticas a Fábio Novo e evita atrito com Silvio Mendes

O atual prefeito não perde a oportunidade de criticar o programa de Orçamento Participativo do governo estadual, que realiza...
spot_img

Posts Recomendados