Lula afirma que aliança progressista na França serve de inspiração

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Líderes latino-americanos comemoram vitória da esquerda francesa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou neste domingo (07) os resultados das eleições da França. A aliança de esquerda Nova Frente Popular saiu na frente na apuração das eleições parlamentares, superando os partidos de centro e extrema-direita. Milhares de pessoas foram às ruas da capital francesa comemorar o resultado.

© Rovena Rosa/Agencia Brasil

“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, afirmou Lula.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também se manifestou nas redes sociais. Para ele, o resultado das urnas francesas apontam para uma revolução mundial pela vida. “Sempre nos momentos mais tristes da humanidade, a Humanidade reage”, disse Petro.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, classificou de “histórica” a vitória da Nova Frente Popular. “Saudações ao povo francês, aos movimentos sociais e às suas forças populares, por este importante dia cívico que fortalece a unidade e a Paz”, destacou Maduro.

A presidenta de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya, comemorou a vitória da esquerda francesa e aproveitou para também parabenizar o partido trabalhista inglês. “A Europa avança. O Partido Trabalhista triunfou no Reino Unido e agora em França, uma coligação de forças progressistas deteve a extrema direita e as suas ameaças. Parabéns aos povos inglês e francês por defenderem os direitos e a liberdade do povo”, disse Xiomara, nas redes sociais.

Em junho, após resultado das eleições para o Parlamento Europeu, o presidente da França, Emmanuel Macron, dissolveu o parlamento francês e convocou eleições no país. No primeiro turno, a extrema-direita se destacou e a expectativa é que ela saísse do pleito vitoriosa. A apuração parcial deste domingo apontou um cenário inesperado, com a esquerda à frente do centro e da extrema-direita. O resultado final só deve ser conhecido nesta segunda (8).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jesse James reúne maior número de apoiadores na carreata de encerramento em Guadalupe e se consolida como favorito para o pleito de 2024

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na noite de sábado, 5 de outubro, os candidatos à prefeitura de Guadalupe...

No Piauí, mais de 2,6 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (06)

A votação acontece tem início às 08h e encerra às 17h em todo o país, conforme horário de Brasília. O...

Eleição 2024: Votação se inicia às 8h no horário de Brasília e vai até as 17h

O primeiro turno das eleições de 2024 está marcado para este domingo (6). Pela primeira vez em uma eleição...

Eleições 2024: Quase 156 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo em 5.569 cidades do Brasil

Votação vai de 8h às 17h (horário de Brasília); país tem quase 464 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e...
spot_img

População indígena do Piauí aumentou 144% em 12 anos, diz IBGE

Número de municípios piauienses com habitantes indígenas subiu de 122 em 2010 para 157 em 2022. O IBGE divulgou nesta...

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Editais para analistas e técnicos saem na próxima quarta-feira O concurso nacional dos Correios destinará 30% das vagas para pessoas...
spot_img

Posts Recomendados