Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Lula conversa com aliados a possibilidade de assinar carta pró-democracia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O assunto tem sido discutido pelo comando da campanha do ex-presidente, que até agora não quis aderir ao manifesto para não partidarizar o debate, segundo tem dito a aliados.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode assinar, nos próximos dias, a carta em defesa da democracia divulgada na semana passada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O tópico tem sido discutido pelo comando da campanha do ex-presidente, que até agora não quis aderir ao manifesto para não partidarizar o debate, segundo tem dito a aliados.

Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

O fato de candidatos à Presidência de outros partidos terem assinado a carta fez com que nomes próximos a Lula passassem a defender a ideia de que o ex-presidente também subscreva o texto. Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) assinaram o manifesto que foi idealizado por juristas e ganhou força após a adesão de empresários, artistas e outras personalidades.

Nesta semana, o candidato a vice na chapa com Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), também assinou. Outros petistas são signatários da carta, como o deputado federal e coordenador de comunicação da campanha do ex-presidente, Rui Falcão.

A avaliação inicial dos aliados de Lula era de que qualquer aproximação do ex-presidente com o movimento poderia fazer com que o ato programado para o dia 11 de agosto fosse considerado partidário e favorável ao PT. Lula parabenizou os organizadores da iniciativa publicamente, mas não assinou a carta até o momento. Para os petistas, quanto menor a identificação do evento com o ex-presidente, maiores as chances de haver uma ampla mobilização da sociedade — o que, por si só, é considerado vantajoso para a campanha do PT.

O cenário mudou com a dimensão ganhada pelo manifesto, avaliam os petistas, e especialmente com a adesão de outros candidatos.

“Lula não precisa assinar manifesto para demonstrar compromisso com a democracia, mas, se o fizer, fará no momento certo, respeitando a autonomia e o suprapartidarismo da iniciativa”, afirma um dos principais aliados do ex-presidente, Marco Aurélio Carvalho. Como coordenador do grupo Prerrogativas, Carvalho tem ajudado a articular adesões ao manifesto.

Na próxima terça-feira, 3, Lula participará de evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A entidade tem liderado a adesão de apoio a um outro texto de defesa da democracia, para ser divulgado também nos atos do dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP. Lula deve ser convidado pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, a assinar o texto que foi elaborado pela entidade — que tem a mesma mensagem, mas é um documento diferente da carta aos brasileiros que conta com quase 700 mil assinaturas.

Estadão Conteúdo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputados Dr. Marcus Vinícius e Francisco Costa participam de reunião no MEC para viabilizar curso de Medicina em Floriano

"Nossa expectativa é que, no início do primeiro semestre de 2026, a primeira turma de Medicina inicie suas aulas...

Seduc abre seleção para professores e técnicos em áreas estratégicas da rede estadual

As vagas são para professor substituto, técnico de nível superior e técnico de nível médio, com remuneração de R$...

IBGE anuncia processo seletivo com 9.580 vagas em todo o Brasil

Contratos podem durar até três anos O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério...

Falta de saneamento básico leva mais de 80 mil idosos à internação de no Brasil

Levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que pessoas com mais de 60 anos responderam por 23,5% das hospitalizações por...
spot_img

Projeto de regulamentação das redes sociais será enviado ao Congresso, diz Lula

A fala ocorreu após a repercussão do vídeo do youtuber Felca, que criticou a sexualização de crianças. O presidente Luiz...

Trama golpista: Bolsonaro e outros réus têm até hoje para apresentar alegações finais

Essa é a última etapa antes do julgamento, quando os ministros da Primeira Turma decidirão se os acusados serão...
spot_img

Posts Recomendados